Colégio Dante Alighieri comemora 109 anos

Fundado em 1911 pela comunidade italiana em São Paulo, o colégio Dante Alighieri comemora nesta quinta-feira, 9 de julho, 109 anos de existência. A escola, uma das maiores do país com 4600 alunos dos ensinos fundamental e médio, fica localizada na região da avenida Paulista, SP, e une de forma eficiente tradição e inovação.
O colégio, que atende alunos desde os três anos de idade, oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e também o curso high school. Com seu programa de pré-iniciação científica, estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais.
Segundo o presidente do Dante, José Luiz Farina, reeleito por unanimidade pelos associados no último mês de março, entre os planos para a escola centenária estão a ampliação da internacionalização do ensino e “buscar cada dia mais a manutenção do nível de excelência desta instituição que reúne solidez e contemporaneidade.”
A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus de História Natural escolares do Brasil.
A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.
História do Colégio
Com o grande fluxo de imigrantes italianos chegados ao Brasil por volta de 1870, particularmente à então província de São Paulo, tornou-se necessário a fundação de uma escola que fortalecesse e enraizasse sua identidade cultural. Dessa forma, entidades culturais italianas, por meio do professor Arturo Cavallo e do cônsul-geral da Itália em São Paulo, senhor Pietro Baroli, tentavam, no início sem sucesso, criar essa instituição de ensino.
O projeto da scuoletta só vingou quando o conde Rodolfo Crespi, um industrial de sucesso e grande expoente da colônia italiana em São Paulo, com entusiasmo, prontificou-se a angariar fundos para tal fim. Desse modo, em 9 de julho de 1911, nascia, no papel, o Istituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri. No dia seguinte, com verbas vindas da Itália e também doadas pela colônia italiana de São Paulo, adquiriu-se o atual terreno do colégio, a antiga chácara Dieberger, próxima à Avenida Paulista, no então parque Villon (hoje Siqueira Campos/Trianon) e dos trilhos dos bondes da São Paulo Light & Power.
Em 18 de abril de 1912, num curso bilíngue, cinco alunos começaram as suas aulas na travessa da Sé nº 11 e, depois, na rua Carlos Gomes nº 50, na Liberdade. No ano seguinte, em 17 de fevereiro de 1913, sessenta alunos de ambos os sexos, em turmas de internos, semi-internos e externos, começaram as suas atividades escolares no novo edifício Leonardo da Vinci, na alameda Jaú, erguido pelo florentino conde Giulio Micheli, no qual o colégio reside até hoje.