Antes da volta da Liga dos Campeões e da Liga Europa na próxima semana, os clubes italianos se concentram neste fim de semana na 23ª rodada da Serie A e na briga pela classificação para os torneios europeus, muito equilibrada entre os times que estão bem abaixo dos intocáveis Juventus e Napoli

Turinenses e napolitanos, líderes e vice-líderes respectivamente, contam com uma reserva de pontos que os deixa praticamente inalcançáveis. Mas há muitos candidatos às duas últimas vagas para a ‘Champions’, assim como para a Europa League.

Atualmente na terceira colocação, a Inter de Milão desacelerou em 2019, com apenas um empate e duas derrotas, sem ter marcado um único gol. Como consequência, os ‘nerazzurri’ viram sua vantagem sobre seus eternos rivais Milan (4º) ser reduzida para quatro pontos e para cinco sobre um grupo formado por Roma (5º), Atalanta (6º) e Lazio (7º).

E no sábado, a Inter de Luciano Spalletti viaja para um difícil duelo diante do Parma (12º), um time que subiu para a Serie A nesta temporada mantendo a esperança de voltar à Europa League e com um Gervinho em boa forma depois de seus dois gols na semana passada contra a Juve (3-3).

E para a maior preocupação da Inter, seus perseguidores não vão enfrentar adversários mais difíceis.

Impulsionado por seu atacante polonês Krzysztof Piatek, o Milan vai receber no domingo o Cagliari (15º) na partida que vai fechar o domingo com quatro horários diferentes, algo pouco comum no ‘Calcio’.

Na quinta-feira a Lazio (7º) será o primeiro time que vai poder se colocar de maneira provisória no Top-4 com a visita do Empoli (17º).

Na sexta-feira, a Roma viaja a Verona para enfrentar o lanterna Chievo. Antes de receber na terça o Porto na ‘Champions’, os romanos não podem relaxar já que nesta temporada sofreram diante dos ‘pequenos’, como ocorreu no empate em 2 a 2 no primeiro turno contra o próprio Chievo.

E o Atalanta recebe o SPAL (14º) no domingo com a esperança de seguir sonhando com a ‘Champions’.

Alheia a essas disputas por prêmios ‘menores’, a toda poderosa Juve enfrenta o Sassuolo (11º) no domingo com o objetivo de manter sua invencibilidade na Serie A. A Velha Senhora, enfraquecida por seus desfalques na zaga, é o único clube que não sabe o que é derrota nos grandes campeonatos europeus.

A nove pontos da Juve, mas com 11 pontos a mais que a Inter, o Napoli (2º) de Carlo Ancelotti segue sua campanha isolado em segundo com a visita no sábado à Fiorentina (9º), um dos vários times que não perdem de vista as vagas para os torneios europeus.

Programação da 23ª rodada do Campeonato Italiano:

Quinta-feira:

(17h30) Lazio – Empoli

Sexta-feira:

(17h30) Chievo – Roma

Sábado:

(15h00) Fiorentina – Napoli

(17h30) Parma – Inter de Milão

Domingo:

(09h30) Bologna – Génova

(12h00) Atalanta – SPAL

Sampdoria – Frosinone

Torino – Udinese

(15h00) Sassuolo – Juventus Turín

(17h30) Milan – Cagliari

(AFP)