Início » Cidades de Gênova e Santos firmam Pacto de Amizade e Colaboração

Cidades de Gênova e Santos firmam Pacto de Amizade e Colaboração

01 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
Cidades de Gênova e Santos firmam Pacto de Amizade e Colaboração

Será assinado nesta sexta-feira (1º) o Pacto de Amizade e Colaboração entre Gênova, na Itália, e Santos, no litoral paulista, que abriga o principal porto do Brasil e da América do Sul. Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro de 2023 pelo prefeito genovês Marco Bucci e pelo paulistano Rogério Santos, durante uma visita de uma delegação brasileira à Itália.

No documento, as duas cidades se comprometeram pela conservação da memória da imigração italiana ao Brasil, que completa 150 anos em 2024, também é marcado pela Itália como o ano internacional do turismo das raízes.

Os festejos começaram oficialmente no último dia 21, Dia Nacional do Imigrante Italiano, data escolhida por ser o aniversário do desembarque, em 1874, em Vitória, do navio Sofia, com cerca de 380 italianos.

O pacto de amizade e colaboração será assinado durante uma cerimônia na sede da Società Italiana di Santos, e vai selar um esforço recíproco na promoção de trocas culturais e de colaboração em setores comuns e estratégicos como o portuário, turismo, esporte, educação e arte, além de boas práticas administrativas e no conceito de cidades inteligentes.

Marco Bucci participará por videoconferência desde Gênova, e o vice-prefeito Pietro Piciocchi assinará o documento pessoalmente.

A delegação italiana também se reunirá com stakeholders e associações da comunidade brasileira. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 05h27
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.