Ao todo, 105 países vão receber a 3ª Semana da Gastronomia Italiana no Mundo. No Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre recebem programações do evento

A Semana da Gastronomia Italiana no Mundo chegou a sua terceira edição. Promovida pelo Ministério do Exterior e da Cooperação Internacional da Itália, e com apoio da Comunità, a iniciativa tem como objetivo valorizar e difundir no exterior a cozinha italiana de qualidade. Nesta edição, a ideia é promover a culinária do Sul da Itália, além da famosa dieta mediterrânea.

O evento teve início na segunda-feira (19) com um jantar de abertura no Restaurante Cipriani, no Copacabana Palace, sob comando do chef Aniello Cassesse.

“Pra mim foi uma grande honra fazer parte da inauguração desse grande evento da culinária italiana. É sempre bom poder representar fora do país as tradições e também a modernidade da culinária da Itália”, disse Cassesse.

As programações se estendem por duas semanas, até 1º de dezembro, com presença de renomados chefs italianos, masterclasses, cooking shows, palestras, happy hour all’italiana, além de vários almoços temáticos.

A cada almoço um chef italiano irá propor suas criações culinárias em homenagem a uma região específica da Itália. Estarão presentes, entre outros, o renomado chef Bobo Cerea, 3 estrelas Michelin, a chef napolitana Flavia Pantaleo, especialista em culinária bourbônica e o pizzaiolo Valentino Libro, prestigiado em 2014 com o importante reconhecimento de Melhor Pizzaiolo da Itália.

Programação

Rio de Janeiro:

Terça, 20 de novembro

12h Almoço com o chef Bobo Cerea

15h Bate-papo com o chef Bobo Cerea

16h30 Masterclass Gastronomia Mediterrânea Contemporânea com o chef Bobo Cerea

18h Happy Hour italiano

20h Concerto para acordeão com Pietro Roffi

Quarta, 21 de novembro

12h Almoço com o chef Paolo di Bella

15h Bate-papo com o chef Paolo Di Bella

18h Cooking show C’era una volta il Babà com a Chef Flavia Pantaleo

19h Degustação Vinhos do Sul da Itália com o sommelier Marco Cestrone

18h Happy Hour italiano

Quinta, 22 de novembro

12h Almoço com o chef Carmine Marasco

15h Bate-papo com o chef Carmine Marasco

17h30 Masterclass prática Sua Maestà il Timballo com a chef Flavia Pantaleo

18h Happy Hour italiano

19h Degustação Vinhos do Sul da Itália com o sommelier Marco Cestrone

20h30 Cinema Belvedere

Sexta, 23 de novembro

12h Almoço com a chef Flavia Pantaleo A Gastronomia Bourbônica, Passeio na história culinária de Nápoles

15h Bate-papo com a chef Flavia Pantaleo

18h Happy Hour italiano

19h Degustação Vinhos do Sul da Itália com o sommelier Marco Cestrone

Sábado, 24 de novembro

12h Brunch italiano com o chef João Diamante, chef revelação no prêmio Infood de Gastronomia 2017

Entretenimento musical

Segunda, 26 de novembro

10h Masterclass de Pizza Napoletana com o pizzaiolo Valentino Libro, vencedor em 2014 do prêmio Melhor Pizzaiolo da Itália

18h Happy Hour italiano com pizza gourmet

Terça, 27 de novembro

10h Masterclass de Pizza Napoletana con o pizzaiolo Valentino Libro, vencedor em 2014 do prêmio Melhor Pizzaiolo da Itália

18h Happy Hour italiano com pizza gourmet

Quarta, 28 de novembro

10h Masterclass de Pizza Napoletana con o pizzaiolo Valentino Libro, vencedor em 2014 do prêmio Melhor Pizzaiolo da Itália

18h Degustação de azeites com Rossella Speranza e Marcelo Scofano

18h Happy Hour italiano com pizza gourmet

Quinta, 29 de novembro

18h Masterclass de confeitaria do Sul da Itália com o chef Paulo José da Silva

18h Happy Hour italiano com o mixologista Nicola Bara

18h30 Projeção da ópera Andrea Chenier de Umberto Giordano

Sexta, 30 de novembro

18h Happy Hour italiano com o mixologista Nicola Bara

Sábado, 01 de dezembro

10h30 Degustação de antepastos italianos do Sul da Itália

Porto Alegre:

O evento em Porto Alegre, organizado pelo Consulado-Geral da Itália e a Câmera de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, acontecerá entre 19 e 25 de novembro e contará com a presença da chef Rosângela Anele. No primeiro dia, o festival terá início com degustação de especialidades italianas e curso de sommelier. Já na data seguinte, será possível participar de um workshop sobre dieta mediterrânea e da exibição do filme “La Cena”, de Ettore Scola.

No dia 21, haverá um curso de Tecnologia na Gastronomia, seguido de um jantar típico mediterrâneo, enquanto que no dia 22 ocorrerá uma palestra sobre certificação agroalimentar e um workshop com degustação.Entre os dias 24 e 25, os amantes pela culinária italiana poderão ainda participar de workshops e palestras sobre a produção de queijos e pães, além de gastronomia voltada para crianças.

Brasília:

Em Brasília, o evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro e contará com a presença da chef italiana Flavia Pantaleo, que virá ao Brasil exclusivamente para a iniciativa.A programação da Semana inclui uma aula que será ministrada na embaixada no dia 27, com degustação de um doce italiano chamado Babà. O evento será gratuito e aberto ao público, mas com vagas limitadas. Já no dia 28, a chef realizará uma “master class” com degustação de pratos da culinária italiana aos estudantes de gastronomia do Iesb.

São Paulo:

Por fim, em São Paulo, o evento, organizado pelo Consulado-Geral da Itália na cidade, também contará com palestras, workshops, degustação e exibição de filmes. Em 21 de novembro, o chef italiano Pellegrino Artusi irá ministrar uma palestra e um curso prático com degustação sobre as excelências gastronômicas da região da Emília- Romagna na Universidade FMU. No dia seguinte, ocorrerá degustação dos vinhos “Salice Salentino” e “Primitivo”, da Vinícola Al Bano, fundada pelo cantor italiano Al Bano Carrisi, em Puglia. Logo depois, haverá a exibição do filme “O Vinho Perfeito”, de Ferdinando Vicentini Orgnani. Os eventos vão ser organizados pelo Instituto Italiano de Cultura.Já em 24 de novembro, o chef italiano Alessando Roberto Cerea, mais conhecido pelo apelido Bobo, irá ministrar um curso de dois módulos focado na contemporânea cozinha italiana no ICIF – Santa Ifigênia.

A programação completa pode ser conferida no site da Embaixada.