Nesta quinta-feira (16), o Comitê Olímpico Italiano (Coni) oficializou a candidatura da cidade de Taranto, no sul da Itália, para sediar os Jogos do Mediterrâneo de 2025.

A decisão sobre qual cidade sediará a competição será feita no dia 24 de agosto, em Pátras. Taranto irá concorrer com a cidade de Kalamata, do sul da Grécia.

O presidente do Coni, Giovanni Malagò, marcou presença no evento que oficializou a candidatura e declarou estar “extremamente otimista e confiante” sobre Taranto.   

Malagò também informou que algumas modalidades serão disputadas em outras cidades, como o futebol, que alguns jogos serão realizados em Lecce, e o basquete, onde as partidas vão ser disputadas em Brindisi.   

O prefeito de Taranto, Rinaldo Melucci, declarou que organizar os Jogos do Mediterrâneo é um “sonho” e a cidade irá transmitir uma “imagem positiva”.   

A última edição do torneio foi disputada ano passado, em Tarragona, na Espanha. Os próximos Jogos serão em 2021, em Orã, na Argélia. A Itália já recebeu as edições de 1963 (Nápoles), 1997 (Bari) e 2009 (Pescara). O país da bota é o maior medalhista de ouro da história da competição, com 876, sendo seguido por França (631), Turquia (341) e Espanha (329).