Início » Cidade italiana de Catânia monta estruturas temporárias para abrigar centenas de migrantes

Cidade italiana de Catânia monta estruturas temporárias para abrigar centenas de migrantes

11 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Cidade italiana de Catânia monta estruturas temporárias para abrigar centenas de migrantes

A cidade italiana de Catânia montou duas estruturas temporárias para abrigar os cerca de 700 migrantes resgatados no Mar Mediterrâneo pela Guarda Costeira na segunda-feira (10). É estimado que a embarcação chegue ao porto local entre a noite desta terça-feira (11) e a madrugada da quarta-feira (12).

“O sistema da Defesa Civil siciliano, com seus técnicos e seus voluntários, foi mobilizado já na tarde de ontem para dar assistência as operações de desembarque, coordenadas pela prefeitura de Catânia, e fornecer uma idônea sistematização temporária aos migrantes”, disse o coordenador geral da Defesa Civil, Salvo Cocina.

O local será organizado em um centro que havia sido criado para a vacinação da covid-19.

Os migrantes estavam à deriva no Mar Mediterrâneo e foram resgatados por diversos órgãos do governo italiano e da operação Frontex. Ao todo, eram cerca de 1,2 mil pessoas em dois diferentes barcos, sendo que parte deles foi levada para Lampedusa e a maior parte para Catânia.

Após dias de calmaria, o fim de semana foi marcado novamente por uma alta nas chegadas de embarcações na Itália. Segundo as autoridades da ilha italiana, mais de 1,7 mil pessoas chegaram em apenas 48 horas.

O governo italiano ainda não atualizou os dados do relatório de monitoramento de desembarques, que continua com as informações até 7 de abril. O documento aponta a chegada de mais de 28,2 mil pessoas em 2023, um número quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram cerca de 6,9 mil.

Decreto

Conforme divulgado pela agência italiana de notícias ‘Ansa’, o Conselho de Ministros do governo italiano desta terça-feira deve analisar um possível decreto de estado de emergência nacional por conta da migração.

A decisão teria sido tomada em reunião entre o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, e da Proteção Civil e do Mar, Nello Musumeci. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h15
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.