Início » Cidade de Voghera realiza exposição em homenagem aos 90 anos do designer italiano Valentino Garavani

Cidade de Voghera realiza exposição em homenagem aos 90 anos do designer italiano Valentino Garavani

11 de maio de 2022 - Por Comunità Italiana
Cidade de Voghera realiza exposição em homenagem aos 90 anos do designer italiano Valentino Garavani

O designer italiano Valentino Garavani, um dos mestres da alta-costura, completou 90 anos na última quarta-feira (11). A cidade de Voghera, na Itália, onde o costureiro nasceu, presta uma homenagem com uma exposição de 50 de seus projetos célebres, até o dia 5 de junho, no Teatro Sociale. Fazem parte os famosos vestidos na cor vermelha, fotos, documentos e desenhos. Para a ocasião, a grife Valentino criou um moletom de edição limitada com o mantra de Garavani: “Eu amo beleza, não é minha culpa”.

Valentino nasceu com a moda no sangue. Aos 15 anos, ele se mudou para Paris e lá aprendeu técnicas de alta-costura com nomes como Guy Laroche, Jean Dessès e Cristobal Balenciaga. “Passei meus primeiros oito anos de carreira em Paris. Em determinado momento, decidi abrir minha primeira grife, em Roma, com o apoio fundamental dos meus pais”, contou em uma entrevista ao GLOBO. O ano era 1962 e Valentino teve ao seu lado o parceiro de negócios e companheiro de vida, Giancarlo Guametti. O italiano ganhou fama quando Jacqueline Kennedy pediu a ele que desenhasse o vestido do seu casamento com Aristóteles Onassis.

Valentino e Jacqueline Kennedy — Foto: GettyImages
Valentino e Jacqueline Kennedy — Foto: GettyImages

“Um acontecimento determinante na minha carreira foi ter criado o vestido de casamento de Jackie Onassis, em 1968. No início eu a chamava de Ms Kennedy, e no final já éramos conhecido como ‘Jackie e Valentino’, por termos nos tornado inseparáveis. Eu a acompanhei ao longo dos anos e criei vestidos lindos para ela; Jackie era tão fantástica que se tornou minha musa”, contou em entrevista ao GLOBO. Além de Jacqueline Kennedy, Elizabeth Taylor, Courteney Cox, Jennifer Lopez, Anne Hathaway, e a princesa Madeleine da Suécia se casaram com vestidos Valentino.

Sua ascensão também coincidiu com o boom do cinema italiano e ele virou o preferido de estrelas como Sophia Loren e Elizabeth Taylor. “Amo as mulheres. Sempre tentei fazê-las parecer muito sensuais, muito glamourosas”, disse ele certa vez.

O vermelho é marca registrada do estilista. “Tinha 17 anos e estava em Paris. Ao visitar uma fornecedora, ela me pediu um favor: se eu poderia ir à Barcelona fazer um serviço por ela, já que ela não poderia ir. E eu fui, e foi melhor assim. No primeiro dia, me levaram para uma noite de gala na Ópera de Barcelona, o Liceu. Eu fiquei muito emocionado ao ver o grande salão todo decorado em vermelho, é uma cor muito alegre. Eu então disse para mim mesmo: ‘Se um dia eu virar estilista e tiver uma grife, vou usar o vermelho em minha coleção, como boa sorte'”. Depois, é claro, comecei a usar a cor nas minhas criações. Assim tornou-se o Vermelho Valentino”, afirmou.

O designer Valentino Garavani no final de seu desfile de alta-costura, em 2008 — Foto: Reuters
O designer Valentino Garavani no final de seu desfile de alta-costura, em 2008 — Foto: Reuters

Em 2007, Valentino anunciou a aposentadoria de sua maison. “Vou sentir muita falta de não desenhar mais, mas sobretudo deste mundo (da moda). Mas a moda, repito, está estragada. Todo mundo faz as mesmas coisas. Faltam desafios, criatividade e alegria. Agora, só se trata de fazer negócio”, declarou à época. O estilista Pierpaolo Piccioli é quem está à frente da maison Valentino. (com dados do O Globo)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h38
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.