Início » Ciclo Cinema de Inverno do Instituto Italiano de Cultura de SP homenageia Nanni Moretti

Ciclo Cinema de Inverno do Instituto Italiano de Cultura de SP homenageia Nanni Moretti

23 de agosto de 2023 - Por Comunità Italiana
Ciclo Cinema de Inverno do Instituto Italiano de Cultura de SP homenageia Nanni Moretti

Inaugurando a programação do segundo semestre de 2023, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP) deu início ao Ciclo de Cinema de Inverno, que inclui quatro filmes italianos e uma homenagem a Nanni Moretti. O ciclo teve início no dia 22 de agosto, na sede do IIC – em Higienópolis –, sempre às terças-feiras, e todos os filmes serão exibidos com legenda em português.

Estão na programação Caro diario, de Nanni Moretti; Settembre, de Giulia Louise Steigerwalt; Margini, de Niccolò Falsetti; e Laggiù qualcuno mi ama, de Mario Martone. Com exceção ao de Moretti, todos os outros filmes são lançamentos recentes, de 2022 e 2023. Veja abaixo mais informações dos filmes que serão exibidos.

Para celebrar os 70 anos de Nanni Moretti e os 30 da estreia de Caro diario nas salas italianas de cinema, o IICSP recebe a professora Gabriela Kvacek Betella, da UNESP-Assis, para ministrar a palestra “70 anos de Nanni Moretti: a linguagem fílmica e olhar do cineasta italiano”. No encontro, marcado para 22 de agosto, às 18h45, Betella irá se aprofundar na linguagem fílmica e no olhar do cineasta, reconstruindo e analisando sua carreira anterior ao filme – um verdadeiro marco na produção cinematográfica dos anos 1990 – até os filmes sucessivos.

Ao final da projeção haverá um bate-papo com a professora Betella e a diretora do IICSP Margherita Marziali, para comentar o filme e debater a centralidade dessa figura tão importante que influenciou uma geração inteira de cineastas, italianos e internacionais.

A entrada para o Ciclo de Cinema de Inverno é gratuita, sujeita a lotação. Os portões serão abertos 30 minutos antes. O IIC fica na Av. Higienópolis, 436. Para mais informações, acesse https://iicsanpaolo.esteri.it/pt/.

Serviço:

Ciclo de Cinema de Inverno

Dias 22/08, 29/08, 12/09 e 19/09 

Entrada gratuita

Av. Higienópolis, 436

  • Terça-feira, 22/08

Caro diario (Itália, 1993- de Nanni Moretti)

O filme é dividido em três partes que contam experiências pessoais passíveis de serem escritas em um diário. A primeira parte fala das viagens diárias de Moretti, a segunda mostra o protagonista e um amigo em busca de uma ilha tranquila, a terceira é um sério relato sobre a experiência de Moretti com o câncer.

18:45 – Palestra “70 anos de Nanni Moretti: a linguagem fílmica e olhar do cineasta italiano”, com a profa. Gabriela Kvacek Betella (UNESP-Assis)

19:30 – Projeção do filme

Gabriela Kvacek Betella – Interessada pelo cinema italiano desde a graduação (Bacharel em Letras-Italiano pela USP), realizou mestrado e doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH) e pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros, sempre na Universidade de São Paulo. Desde 2010 é docente no Departamento de Letras Modernas na FCL-UNESP-Assis e coordenadora da área de Língua e Literatura italiana. Sua atuação está voltada para os estudos das relações entre Literatura, História e Audiovisual, em projetos, grupos de pesquisa e no programa de pós-graduação, na linha de pesquisa Literatura Comparada e Estudos Culturais. Desde 2015 investiga a obra de Nanni Moretti.

  • Terça-feira, 29/08

Settembre (Itália, 2022 – de Giulia Louise Steigerwalt)

Giulia Louise Steigerwalt dá seus primeiros passos atrás das câmaras com uma brilhante comédia de enredo, autêntica e sutil, que explora a natureza das relações humanas e a procura por um contato mais genuíno com aqueles que nos rodeiam. Steigerwalt venceu o prêmio David 2023 na categoria de “Melhor Diretor Estreante”.

19:00 – Projeção do filme

  • Terça-feira, 12/09

Margini (Itália, 2022 – de Niccolò Falsetti)

Os membros de uma banda punk terão a oportunidade das suas vidas. Um retrato enérgico e genuinamente terno de amizade vista e vivida através do punk e do hardcore. Apresentada na Semana da Crítica de Veneza, o primeiro longa-metragem de Niccolò Falsetti obteve o prêmio de público “The film club”. O filme também foi indicado na categoria de “Melhor Estreia na Direção” do prêmio David.

19:00 – Projeção do filme

  • Terça-feira, 19/09

Laggiù qualcuno mi ama (Itália, 2023, documentário – de Mario Martone)

Mario Martone presta uma afetuosa e sincera homenagem ao ator e diretor napolitano Massimo Troisi. Uma preciosa viagem no tempo que recorda e cristaliza Troisi, artista que morreu prematuramente em 1994 e é, ainda hoje, uma inesgotável fonte de inspiração. O filme foi apresentado no festival internacional de Berlim em 2023.

19:00 – Projeção do filme

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h34
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.