Equipe italiana não vencia em casa desde 2010; monegasco evita ultrapassagem de Lewis Hamilton, que erra e cai para terceiro atrás de Valtteri Bottas; Sebastian Vettel faz papelão

Com uma atuação praticamente perfeita, Charles Leclerc venceu neste domingo (8) o GP da Itália, em Monza, e virou definitivamente o novo xodó da torcida ferrarista ao quebrar um jejum de nove anos sem vitória da escuderia de Maranello em casa – a última havia sido de Fernando Alonso, em 2010.

Para chegar à segunda vitória consecutiva, o monegasco resistiu a um duro ataque dos pilotos da Mercedes, primeiro de Lewis Hamilton e depois de Valtteri Bottas. Por diversas vezes, o inglês tentou a ultrapassagem, mas saiu da pista e caiu para terceiro, enquanto o finlandês se aproximou do piloto da Ferrari nas últimas voltas com pneus mais novos, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Hamilton ainda vez um segundo pit stop e, com pneus novos, fez a melhor volta para somar o ponto extra. Com isso, o inglês segue na ponta da tabela com uma boa vantagem de 65 pontos sobre o vice-líder Bottas. Com mais uma vitória, Leclerc chegou a 182 pontos, subiu para quarto no campeonato e ficou a apenas três de Max Verstappen. E mais: passou o companheiro Sebastian Vettel.

Se Leclerc é o novo xodó, Sebastian Vettel entrou em desgraça com os italianos, depois de ter feito uma lambança quando era o quarto colocado: o alemão rodou, atingiu Lance Stroll ao tentar voltar desesperadamente para a pista, foi punido e terminou em 13º, levando uma volta do companheiro.

A Renault teve sua melhor corrida na temporada e alcançou o quarto e quinto lugares com Daniel Ricciardo à frente de Nico Hulkenberg. Também pontuaram Alexander Albon (RBR), Sergio Pérez (Racing Point), Max Verstappen (RBR), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Lando Norris (McLaren).

A próxima corrida da temporada 2019 será disputada daqui a duas semanas, em Singapura.

Resultado da corrida

Resultado final do GP da Itália de Fórmula 1 — Foto: Reprodução/FOM
Resultado final do GP da Itália de Fórmula 1 — Foto: Reprodução/FOM

O pódio

Leclerc, Hamilton e Bottas no pódio em Monza — Foto: EFE
Leclerc, Hamilton e Bottas no pódio em Monza — Foto: EFE

Charles Leclerc, o vencedor: “Que corrida! Estou muito feliz com isso!”

Valtteri Bottas, segundo colocado: “Estou chateado. Tentei tudo para ultrapassar. Acho que foi o melhor que podíamos hoje. Tentamos tudo que podíamos.”

Lewis Hamilton, terceiro na prova: “Parabéns para a Ferrari e para Charles, eles fizeram um grande trabalho. Houve uma grande pressão de Valtteri e minha.”