Início » Chanceler italiano diz que Putin deve se abrir para negociações de paz na Ucrânia

Chanceler italiano diz que Putin deve se abrir para negociações de paz na Ucrânia

08 de maio de 2022 - Por Comunità Italiana
Chanceler italiano diz que Putin deve se abrir para negociações de paz na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, disse no sábado (7) que chegou a vez do presidente russo, Vladimir Putin, se abrir para as negociações de paz na Ucrânia e demonstrar que não quer guerra. A declaração foi dada em comentário sobre o discurso do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que condicionou a neutralidade que a Rússia exige de seu país à libertação de todo o seu território, incluindo a região do Donbas e a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

“Depois de se abrir sobre a neutralidade da Ucrânia, Zelensky disse que está disposto a considerar a Crimeia fora do acordo de paz. É uma abertura muito importante, agora Putin deve demonstrar que quer vir à mesa e não quer guerra”, disse o chanceler italiano.

Em entrevista transmitida pela emissora de televisão saudita “Al Arabiya” nesta semana, Zelensky afirmou que os russos insistem na neutralidade e para a Ucrânia o mais importante é a libertação do Donbas e de todos os territórios temporariamente ocupados, bem como da península da Crimeia”.

Na ocasião, ele acusou Moscou de tentar dividir seu país por meio de um referendo nos territórios ocupado. A Rússia exige que a Ucrânia se comprometa a não aderir à Otan e permaneça neutra.

De acordo com Di Maio, “não nos devemos habituar à ideia de que esta guerra deve durar indefinidamente”, e, portanto, não devemos esquecer o objetivo de paz”.

O ministro italiano explicou ainda que a abordagem de Roma é construir uma escalada diplomática não militar, enfatizando que a visita do primeiro-ministro Mario Draghi aos Estados Unidos para se reunir com o presidente americano, Joe Biden, é para “continuar a trabalhar na paz na Ucrânia”.

Para ele, a comunidade internacional precisa apoiar a Ucrânia, mas não além. “Este deve ser sempre o nosso farol em qualquer decisão que tomamos”, concluiu. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h47
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.