Início » Chanceler da Itália afirma ver ‘sinais positivos’ em negociações sobre trégua em Gaza

Chanceler da Itália afirma ver ‘sinais positivos’ em negociações sobre trégua em Gaza

08 de abril de 2024 - Por Comunità Italiana
Chanceler da Itália afirma ver ‘sinais positivos’ em negociações sobre trégua em Gaza

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse ter recebido “sinais positivos” sobre as negociações no Egito para uma trégua temporária entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas na Faixa de Gaza. A declaração chega após a mídia estatal egípcia ter relatado “grandes progressos” nas tratativas, informação negada por fontes israelenses que afirmaram à imprensa local que não houve avanços “relevantes”.

“Os sinais que chegam da parte egípcia são positivos, vamos ver se será possível ter um cessar-fogo temporário”, declarou Tajani, também vice-premiê da Itália, durante uma visita a Potenza, no sul do país.

Segundo a imprensa israelense, no entanto, a distância entre as partes “ainda é grande”, enquanto uma fonte do Hamas disse à Al Jazeera que “não houve progressos”.

O grupo islâmico exige a retirada total de Israel da Faixa de Gaza e a libertação de prisioneiros palestinos, ao passo que Tel Aviv cobra a soltura de todos os reféns ainda em poder do grupo.

Itália prende ‘membro ativo’ do Estado Islâmico em aeroporto

A polícia italiana prendeu nesta segunda-feira (8), no aeroporto de Fiumicino, em Roma, um cidadão do Tajiquistão, de 32 anos, alvo de um mandado de prisão internacional por ser considerado um “membro ativo da organização terrorista” Estado Islâmico.

De acordo com as autoridades locais, o cidadão, cuja identidade não foi revelada, é acusado de “ter se juntado às fileiras do Estado Islâmico e ter ido para a Síria lutar em 2014”.

A Central da Polícia de Roma destacou que o tadjique é um fugitivo com numerosos pseudônimos, datas de nascimento e com diferentes nacionalidades, em particular dos estados de Uzbequistão, Quirguistão e Ucrânia.

O avião em que ele estava pousou no aeroporto de Fiumicino vindo de Eindhoven, na Holanda, por volta das 11h45 (horário local).

A operação, organizada pelos agentes da Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) com a coordenação da Direção Central da Polícia de Prevenção e a contribuição da Polícia de fronteira de Fiumicino, foi realizada tendo em conta as atividades preventivas antiterrorismo e a extrema delicadeza do atual cenário internacional. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h19
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.