Casas são vendidas a 1 euro em Bisaccia, no sul da Itália

Ideia do prefeito de Bisaccia é repovoar locais que foram abandonados
A cidade de Bisaccia, no sul da Itália, conta com moradias em 90 prédios abandonados vendidas pelo valor simbólico de um euro. Mas, para a mudança acontecer, será preciso investir um bom dinheiro, já que os imóveis encontram-se em péssimas condições de uso, alguns até em ruínas.
As casas abandonadas ficam no centro histórico da cidade, aos pés do imponente castelo medieval. Bisaccia, na região da Campânia, tem apenas 5.000 habitantes.
Os novos proprietários terão que reformar as casas, mas diferente de outras cidades que lutam para não desaparecerem do mapa, Bisaccia não exige um investimento mínimo e prazo para concluir as obras.
O vice-prefeito da cidade, Francesco Tartaglia, informou à CNN Travel qual o motivo da iniciativa. “Enfrentamos uma situação muito particular aqui. A [área abandonada] se espalha pela parte mais antiga da vila. Casas abandonadas estão agrupadas, uma ao lado da outra pelas mesmas estradas. Algumas até compartilham uma entrada comum. É por isso que damos as boas-vindas a famílias, grupos de amigos, parentes, pessoas que se conhecem ou investidores para unir forças. Nós os encorajamos a comprar mais do que apenas uma casa para realmente ter um impacto e dar vida nova”, pede.
As autoridades locais são donas de todas as casas vazias abandonadas anos atrás por moradores que fugiram em busca de um futuro melhor. Na maioria das outras cidades italianas que oferecem casas com um euro, a transação às vezes envolve negociações complicadas com os proprietários originais. “Isso é uma garantia de que o processo será rápido e tranquilo, não precisaremos perseguir descendentes de antigos proprietários nem ter problemas com terceiros”, diz Tartaglia.
As antigas casas abandonadas de fazendeiros e pastores em ruínas, feitas de grossas paredes com enormes pedras salientes, ficam no centro histórico da cidade, aos pés do imponente castelo medieval. A grama espessa cresceu sobre portas trincadas, escadas enferrujadas e janelas quebradas. Objetos esquecidos e cozinhas destruídas ainda podem ser encontrados dentro de salas empilhadas com montes de detritos.
Bisaccia não é a primeira cidade da Itália que oferece casas por apenas € 1 (R$ 4,60). Recentemente o vilarejo medieval de Gangi, na Sicília, colocou à venda 20 imóveis pelo preço, também, de um euro.
Informações sobre como adquirir os imóveis, basta acessar o site da prefeitura da cidade (www.comune.bisaccia.av.it)