O Ministério das Relações Exteriores da Itália organizará, em Brasília, a iniciativa “Fare Cinema”, voltada para profissionais e estudantes da área cinematográfica. O evento, que será entre os dias 20 e 26 de maio, incluirá atividades e palestras sobre diversas áreas que compõem o meio do cinema.

O evento contará com 100 embaixadores da área, em 100 cidades ao redor do mundo, que discutirão sobre o cinema italiano através de palestras, encontros e workshops.   

No primeiro dia do “Fare Cinema”, a diretora de elenco Valeria Miranda realizará um encontro com os alunos do Instituto Federal de Brasília e organizará uma oficina com profissionais e estudantes da área.   

No mesmo dia, será exibido no Cine Brasília o filme “A garota na névoa”, do roteirista Donato Carrisi. Em seguida, Miranda fará um debate com o público presente.   

Já no dia 21, o cineasta Sérgio Moriconi realizará uma palestra em português na Embaixada da Itália em Brasília. O tema do encontro é “Cinema italiano Hoje: Diálogo com a história”.   

Entre 22 e 26 de maio, será realizado uma mostra de cinema do país da bota. Na ocasião, cinco longas italianos serão exibidos no Cine Brasília, entre eles “Belos Sonhos”, de Marco Bellocchio.