Início » Brasil e Itália participam de Conferência sobre crise humanitária na Faixa de Gaza

Brasil e Itália participam de Conferência sobre crise humanitária na Faixa de Gaza

03 de dezembro de 2024 - Por Comunità Italiana
Brasil e Itália participam de Conferência sobre crise humanitária na Faixa de Gaza

A Itália e o Brasil estão participando de uma Conferência Ministerial, no Egito, para encontrar soluções duradouras para a crise humanitária que atinge a Faixa de Gaza, em meio ao aumento do conflito entre Israel e grupo fundamentalista islâmico Hamas no Oriente Médio.

A iniciativa, que começou nesta segunda-feira (2/12), conta com os chefes da diplomacia de 12 países. São eles Jordânia, Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Bahrein, Iraque, Líbano, Tunísia, Palestina, França, Itália e Brasil. Estão presentes também representantes de alto nível de organizações internacionais.

Os Estados Unidos, o aliado mais próximo de Israel, estão ausentes.

Segundo o jornal Al Ahram, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, pediu para os participantes formularem compromissos financeiros concretos e alertou que o alívio imediato é crucial para evitar um agravamento da catástrofe humanitária no enclave palestino.

Em seu pronunciamento, o chanceler egípcio destaca que seu país está pronto para facilitar a entrada diária de grandes comboios de ajuda na sitiada Faixa de Gaza, desde que a situação no terreno garanta a entrega segura de suprimentos e a proteção das agências de ajuda humanitária. “Reiteramos a prioridade urgente de uma retirada imediata de Israel do lado palestino da passagem de Rafah, bem como do Corredor de Filadélfia”, acrescentou. De acordo com ele, “o que é necessário agora, e com urgência, é uma posição decisiva para implementar as resoluções das Nações Unidas e as ordens do Tribunal Internacional de Justiça que apelam a um cessar-fogo imediato”.

Para o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, o objetivo da conferência no Cairo é “encontrar uma forma de apoiar a população civil em Gaza com um acordo internacional”. “Já fizemos, estamos fazendo. Existe um projeto chamado ‘Food for Gaza’, apreciado por todos”, acrescentou o ministro, informando que na conferência o interesse na ação também foi “reafirmado” pelo “primeiro-ministro do Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mohamed Mustafa”.

Além disso, uma declaração da União Europeia pediu para “fortalecer a resposta humanitária em Gaza”. Os países do bloco fazem um “apelo para garantir o acesso seguro e desobstruído a bens e pessoal humanitário, pela abertura de todas as rotas de acesso à ajuda internacional e às importações comerciais à sua capacidade máxima, e por ações urgentes para restaurar a ordem e impedir o saque da ajuda”.

Em declaração, o porta-voz do bloco afirma que “a União Europeia está profundamente preocupada com a catastrófica crise humanitária em Gaza, que afeta a vida de todos os habitantes da Faixa em todos os aspectos, desde a alimentação à habitação, da educação aos cuidados de saúde”.

Em seu discurso, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou a necessidade do acesso imediato e desimpedido de assistência humanitária a Gaza e negociação imediata de um cessar-fogo. Reiterou que ataques a populações e infraestruturas civis, em descumprimento aos princípios da distinção e da proporcionalidade, constituem graves violações do direito internacional humanitário. Recordou, ainda, a natureza vinculante das medidas cautelares emitidas pela Corte Internacional de Justiça em 26 de janeiro, que ordenam a Israel facilitar o acesso humanitário a Gaza e a tomar todas as medidas ao seu alcance para prevenir atos que possam constituir genocídio.

(Dados da Ansa e Ministério das Relações Exteriores do Brasil)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Depois do Globo de Ouro, você acredita em um Oscar para Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 19h25
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.