Início » Brasil e Itália estreitam laços na área da ciência e tecnologia

Brasil e Itália estreitam laços na área da ciência e tecnologia

14 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Brasil e Itália estreitam laços na área da ciência e tecnologia

Evento realizado na Embaixada da Itália em Brasília contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

Parceiros históricos na área da ciência e tecnologia, Brasil e Itália pretendem estreitar ainda mais os laços e aumentar a cooperação entre os países. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (13), durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizado na Embaixada da Itália em Brasília.

O fato de a embaixada italiana sediar o encontro já é um indicativo da importância que a cooperação com o país europeu tem para o Brasil. A presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reafirma a força da parceria. Durante o evento, a ministra explicou que os países devem fechar em breve parceria na área aeroespacial para desenvolvimento de satélites para monitoramento climático.

Evento serviu como intercâmbio também de pesquisas tecnológico-industriais

O aumento do intercâmbio entre pesquisadores dos dois países também será incentivado, assim como parcerias em outras áreas, explicou a ministra. “Vamos diversificar essa cooperação para outras áreas de conhecimento, como matemática e computação”.

Convidada especialmente para ministrar palestra durante o encontro, a presidente do Conselho Nacional das Pesquisas da Itália (CNR), Maria Chiara Carrozza, destacou o papel do Brasil nas áreas de ciência e meio-ambiente: “A questão ambiental torna o Brasil um protagonista no futuro do mundo”, destacou.

Para o embaixador italiano no país, Francesco Azzarello, o encontro estreitou os laços já existentes entre os dois países. “Estamos prontos para estender as parcerias com o Brasil na área de ciência e tecnologia, seja em intercâmbio em pesquisas ou em cooperação tecnológico-industriais”, afirmou.

Novo presidente

A Itália é parceira dos estados brasileiros por meio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A entidade elegeu nesta segunda seu novo presidente, o secretário Ciência e Tecnologia de Alagoas, Silvio Bulhões, que vai dar seguimento à parceria com o país europeu iniciada por seu antecessor, Rafael Pontes Lima.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 20h08
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.