Novo presidente afirmou em seu discurso de posse que o Mercosul deve se fortalecer deixando as ideologias de lado e com liberdade para acordos bilaterais entre os países.
Luis Lacalle Pou tomou posse no domingo (1º) como novo presidente do Uruguai. Em discurso, o novo chefe do poder uruguaio ressaltou a importância do Mercosul e prometeu combater o desemprego e o narcotráfico no país.
Eleito em novembro de 2019 pelo Partido Nacional, de centro-direita, Lacalle Pou encerra o ciclo de 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de Tabaré Vázquez e um de José “Pepe” Mujica.
Lacalle Pou é advogado, casado, pai de três filhos e tem 46 anos. É filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou o Uruguai de 1990 a 1995.
Presentes na cerimônia de posse, o Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e o Senador e Vice Secretário para os Italianos no Exterior, Ricardo Merlo, tiveram a oportunidade de uma breve conversa, o que gerou uma postagem do italiano nas redes sociais:
“O Brasil é um país onde milhões de italianos vivem. Conversamos com o presidente Bolsonaro sobre a importância da comunidade italiana no país sul-americano em nível cultural, social e econômico. Entre outras coisas, anunciei ao Presidente que em breve abriremos um Consulado em Vitória, Espírito Santo, o que lhe deu um grande prazer e pelo qual agradeceu ao governo italiano”, escreveu Merlo.
A cerimônia
Participaram da cerimônia de posse os presidentes de Chile, Colômbia e Paraguai, os vice-presidentes de Costa Rica e Equador e autoridades de Argentina e Peru, além do rei Filipe VI, da Espanha, do ministro do Ambiente e Transição Energética de Portugal e do chanceler do México.
A cerimônia começou por volta das 14h, com a chegada de Lacalle Pou e da primeira-dama Lorena Ponce de León ao Palácio Legislativo. O presidente e sua vice, Beatriz Argimón, foram recebidos pelo senador e ex-presidente Pepe Mujica para o Compromisso de Honra Constitucional, a etapa mais importante do processo de transição de poder no país. Por volta das 16h30, Lacalle Pou recebeu a faixa presidencial das mãos de Tabaré Vázquez na Praça Independência.