Bologna desenvolve primeiro tornozelo do mundo com impressora 3D

Pela primeira vez na história, médicos implementaram com êxito o primeiro tornozelo do mundo a ser construído do zero através de uma impressora 3D.
O feito, realizado pelo Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália, ocorreu no dia 9 de outubro do ano passado, mas o sucesso da operação só foi informado em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).
O paciente que recebeu a prótese tem 57 anos e perdeu as funções do tornozelo após sofrer um grave acidente de moto em 2007. Com o novo tornozelo, ele poderá recuperar a capacidade de andar normalmente, após 13 anos de paralisia.
Desenvolvida no instituto, a prótese foi possível graças a uma técnica inovadora que personaliza todo o procedimento de substituição protética, por meio da anatomia do paciente. Assim, foi possível construir um implante 3D personalizado do tornozelo.
A equipe que realizou com sucesso a operação foi liderada pelo professor Cesare Faldini, com auxílio de cirurgiões ortopédicos e engenheiros de Rizzoli e da Universidade de Bolonha.