Bolonha candidata tradicionais pórticos da cidade a Patrimônio Mundial da Humanidade

Divulgação da decisão final da Unesco está prevista para 2021
A candidatura dos pórticos da cidade de Bolonha a Patrimônio Mundial da Humanidade foi aprovada nesta quarta-feira (22) pela Comissão Nacional Italiana para a Unesco.
De acordo com o Ministério dos Bens Culturais (Mibac) da Itália, a Unesco deverá anunciar em 2021 se os pórticos, que dominam a capital da Emília-Romanha, receberão o cobiçado status.
O prefeito de Bolonha, Virginio Merola, declarou que a aprovação da candidatura foi “uma conquista excelente e merecida” para a cidade italiana.
A Unesco declara que os pórticos de Bolonha podem ser “considerados como únicos do ponto de vista arquitetônico em termos de autenticidade e integridade”.
A entidade também reconhece as estruturas como “um elemento identificador de Bolonha, tanto pela comunidade quanto pelos visitantes, e são um ponto de referência para um estilo de vida urbano sustentável, no qual espaços religiosos, civis e casas de todas as classes sociais estão perfeitamente integrados”.
Apenas no centro histórico de Bolonha, os pórticos se estendem por quase 40 quilômetros. As estruturas foram construídas no final da Idade Média e eram utilizadas por artesões para trabalharem ao ar livre, ficando protegidos do sol e da chuva.
Atualmente, além de servir para se proteger do clima, os pórticos são utilizados por turistas e moradores para passear pelo centro da cidade e realizar compras nas lojas localizadas embaixo das estruturas. (com dados da Ansa)