Após a chuva de conquistas no último verão europeu, a Itália subiu duas vezes no degrau mais alto do pódio neste domingo (3), primeiro no tênis e depois no ciclismo. O tenista italiano Jannik Sinner, número 14 no ranking mundial, derrotou o francês Gael Monfils (20º) por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4, e sagrou-se bicampeão do ATP de Sófia, na Bulgária. Esse é o quarto título do azzurro de 20 anos no profissional.
Poucas horas depois, o italiano Sonny Colbrelli, da equipe Bahrain Victorious, venceu a 118ª edição da Paris-Roubaix, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial. A corrida de quase 258 quilômetros acontece em um único dia, incluindo diversos trechos de paralelepípedos e lama.
O último ciclista da Itália a vencer a prova havia sido Andrea Tafi, em 1999. “É um sonho para mim, mas eu estava no meu limite”, declarou Colbrelli, 31 anos, após a vitória. Essa foi sua primeira participação na Paris-Roubaix.
“Foi mais um grande domingo azzurro. Um extraordinário Sonny Colbrelli na Paris-Roubaix alcança um resultado histórico. Pouco antes, Jannik Sinner se confirmou em Sófia. Ciclismo e tênis continuam a manter a bandeira tricolor no topo do mundo!”, escreveu no Twitter a subsecretária de Esportes do governo italiano, Valentina Vezzali.
Durante o último verão europeu, a Itália já havia conquistado a Eurocopa de futebol masculino e batido recorde de medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos (40, com 10 de ouro, 10 de prata e 20 de bronze), incluindo as vitórias de Gianmarco Tamberi no salto em altura e Marcell Jacobs nos 100 metros rasos, separadas por apenas alguns minutos.
Além disso, o país faturou 69 medalhas nas Paralimpíadas (14 de ouro, 29 de prata e 26 de bronze) e conquistou os campeonatos europeus de vôlei masculino e feminino. Já no tênis, Camila Giorgi foi campeã do WTA 1000 de Montreal, no Canadá. (com dados da Ansa)