Ativista Greta Thunberg convoca jovens para protestar pelo clima em Milão

A ativista sueca Greta Thunberg convocou jovens a participar de um protesto contra a crise climática marcado para esta sexta-feira (1º) em Milão, cidade que recebe uma reunião preparatória da COP26 nesta semana. “Venham à greve de amanhã”, disse Greta durante uma coletiva de imprensa com as ativistas Vanessa Nakate, de Uganda, e Martina Comparelli, da Itália.
O protesto faz parte da onda de greves estudantis iniciada pela sueca em 2018, sempre às sextas-feiras, para cobrar ações efetivas contra as mudanças climáticas.
Apesar da convocação para a manifestação, Greta ficou em silêncio durante a coletiva para protestar contra a remoção de sete ativistas que interromperam um discurso do primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, nesta quinta (30).
“Quando a polícia tira sete jovens que levantaram um cartaz, não podemos mais falar de conteúdos. Estamos todos em uma emergência climática e não vamos parar de lembrar os políticos que querem nos encontrar”, disse Comparelli.
As ativistas participaram entre 28 e 30 de setembro da Youth4Climate, conferência organizada pelo governo italiano em Milão para formular propostas para a pré-COP, reunião ministerial que vai até 2 de outubro. (com dados da Ansa)