Cientistas descobriram um novo planeta similar à Terra no sistema ao redor da estrela TOI700, o segundo com as mesmas características na mesma região. Essa é uma das raras descobertas em que dois astros do tipo são achados juntos. O novo planeta, chamado de TOI70e, está a 100 anos-luz da Terra e fica na chamada “zona habitável”, ou seja, em uma região em que é possível a existência de água líquida na superfície.
O astro tem cerca de 95% do tamanho total da Terra, mas o que torna a descoberta única é o fato de existirem dois planetas do tipo ao redor da estrela anã branca.
A descoberta foi publicada na “Astrophysical Journal Letters” e foi feita com a ajuda do telescópio espacial Tess também com a ajuda de astrônomos italianos do Observatório de Campo Catino, além do Observatório El Sauce, no Chile, e da Nasa.
Liderando o estudo estava Emily Gilbert, do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa, e contou com a participação dos italianos Giovanni Isopi, Franco Mallia e Aldo Zapparata, que trabalharam na verificação de “falsos positivos” nos dados coletados.
Gilbert ainda informou que a descoberta será objeto de estudo no futuro do telescópio James Webb, o mais avançado até hoje a estar no Espaço, que ajudará a determinar a composição e verificar a eventual presença de atmosfera. (com dados da Ansa)