Em seu primeiro trabalho internacional, o artista italiano Andrea Ravo Mattoni reproduziu uma obra do pintor renascentista Moretto da Brescia na fachada de um prédio de 13 andares na cidade de São Paulo. Feito com com spray de tinta, o mural “Conversão de São Paulo” representa a caída de São Paulo de seu cavalo, momento no qual se converteu ao cristianismo, e está localizado na empena de um prédio no Viaduto Mesquita Filho.
A obra é uma parceria do Consulado Geral da Itália em São Paulo com a Prefeitura da capital paulista “para democratizar a cultura”, além de fazer parte de uma série de iniciativas feita pelo cônsul-geral da Itália no estado, Filippo La Rosa.
O mural celebra também o 60º aniversário da geminação da cidade brasileira – que acolhe 5 milhões de pessoas de origem italiana – com Milão, onde a pintura original é mantida. A obra de Moretto da Brescia encontra-se de fato na igreja de Santa Maria perto de San Celso.
A concretização da pintura faz parte do projeto municipal “Museu de Arte de Rua”, que permite o acesso a grandes obras de arte até mesmo por quem não tem condições de comprar o ingresso para acessar um museu. (com dados da Ansa)