O evento de abertura da Jornada do Contemporâneo deste ano é realizado no Skate Park da Marina de São Francisco, inaugurado em 2015, em Niterói. De grande valor simbólico para a cidade e para os jovens e amantes do esporte, o Skate Park foi fruto de um extenso projeto de revitalização do espaço urbano realizado pela Secretaria de Cultura de Niterói.

Sobre uma das paredes que cercam o parque, e acompanhada pela musica do DJ Havoc, a artista italiana Martina Merlini realizará uma instalação de pintura mural, retomando esquemas e padrões geométricos que nos últimos anos definiu seu estilo. A instalação marcará a primeira etapa do plano de recuperação dos murais que adornam a praça e uma vez terminada irá dialogar com as de artistas brasileiros também convidados para participar do projeto.

Martina Merlini

Artista italiana Martina Merlini

Nascida em Bologna em 1986, Martina já conta com um elevado número de exibições. Já participou de vários eventos e festivais, inclusive o Living Wall, que foi o primeiro festival de street art organizado por mulheres, em Atlanta, (Estados Unidos, 2012) e o prestigioso Le Mur em Paris França, 2015).

Pesquisadora entusiasta da natureza humana, Martina joga com as linhas geométricas, investigando a noção do limite de um jeito sutil e refinado. Atuando no limite entre racional e irracional, a artista utiliza densos traços pictóricos simétricos que se disjuntam inesperadamente sob o impulso de forças primordiais.

As criações de Merlini foram exibidas em toda Europa, Estados Unidos e México onde fez uma residência de 2015 a 2017.

* * * * *

Realização:

Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro

* * * * *

Jornada do Contemporâneo: Instalação de Pintura Mural no Skate Park di Niterói

Data: de 12 a 13 de outubro de 2019

Local: Skate Park – Av. Quintino Bocaiúva – São Francisco, Niteroi

Ingresso: Entrada Franca