Início » Artista capixaba realiza exposição em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

Artista capixaba realiza exposição em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

17 de janeiro de 2024 - Por Comunità Italiana
Artista capixaba realiza exposição em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

Atividade é integrante do programa Santa Teresa 2024 e foi contemplada pelo Edital da Prefeitura de Santa Teresa – Lei Paulo Gustavo 2023

Obras na paleta de cores da Itália, palavras em italiano, orquídeas e beija-flor, símbolo do município. O sesquicentenário da imigração italiana no Brasil promete programações culturais incríveis em Santa Teresa, mostrando a rica herança que os italianos trouxeram consigo e que hoje, a comunidade local mantém como patrimônio com muito orgulho.

Artista capixaba realiza exposição em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil 1

Vânia Cáus, mosaicista e curadora, em conjunto com a Santa Teresa Convention & Visitors Bureau, oferece uma oficina seguida de exposição de mosaicos em comemoração na região centro-serrana do Espírito Santo, compondo e já executando o “programma” de 2024, que para já entrar no clima, é escrito com dois “m” por ser a tradução de “agenda” em italiano, já fazendo um recorte de celebração. Praticamente tudo na exposição é tratado com os dois idiomas, italiano e português.

Esta quarta-feira (17) será marcada por cores e muita cultura com a exposição dos mosaicos produzidos na oficina, que foi oferecida gratuitamente ao público de 12 a 80 anos. Foi confeccionado pelos alunos, mosaicos nas cores da bandeira da Itália, remetendo também à história e cultura de Santa Teresa, a terra dos beija-flores e das orquídeas. A exposição acontece partir das 14h na Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa.

Artista capixaba realiza exposição em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil 2

Sobre a artista

Vania Cáus é artista multilinguagens, mosaicista, com MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições. Ela é idealizadora e autora do Monumento em Homenagem ao Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, de três metros de altura, entre a Rodovia das Paneleiras e Adalberto Simão Nader que foi entregue à sociedade capixaba, em reverência ao ofício, já reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN. Atualmente, está produzindo exposições para três museus do Espírito Santo: Museu do Pescador, Museu Mucane e Museu Casa Porto. Além da sua exposição permanente “Amar se Aprende Amando”, na qual inspira na obra de Drummond, e o suporte dos mosaicos é a própria cidade, ruas, postes, paredes, bancos, etc. 

Sobre o município de Santa Teresa e a imigração italiana

O município, que foi a primeira colônia fundada por imigrantes italianos no Brasil, foi fundado no dia 26 de junho de 1874, conta com aproximadamente 90% da população com descendência italiana no Município (Vice-consulado italiano no Espírito Santo – 2010). Dados mais recentes do Censo do IBGE em relação aos estrangeiros na nossa população, apontou que havia 37.165 italianos morando no Brasil, e 545 deles moravam no Espírito Santo.

Serviço

Evento: “Mosaici Italiani di Santa Teresa” – exposição de mosaico
Data: 17/02/2023 a partir das 14h
Local: Exposição – Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa
Classificação indicativa: livre
Valor: gratuito

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h19
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.