Após final da Eurocopa, casos de covid quintuplicam em Roma

Os novos casos de covid-19 aumentaram em quase cinco vezes após a final da Eurocopa em Roma, informou o assessor regional de Saúde de Lazio, Alessio D’Amato, na terça-feira (20). A competição esportiva foi conquistada pela Itália e reuniu muitas pessoas em frente à televisão, nos bares e nas ruas.
Segundo os dados oficiais, no dia 11 de julho, data da final, a capital italiana registrava uma marca de 122 novas contaminações contra as 557 registradas neste dia 20. A região de Lazio, onde fica Roma, teve um aumento semelhante, com uma alta de contágios pouco mais de quatro vezes maior: 164 no dia 11 e 681 ontem.
“Estamos pagando pelo ‘efeito Gravina’ [referindo-se ao presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina], mas sem complicações nos hospitais. Os casos ainda estão destinados a aumentar pelo efeito da queda de cuidados na ocasião das festas pela Eurocopa, e durará ainda alguns dias”, ressaltou D’Amato.
Segundo o assessor da Saúde, “menos mal que nós temos uma alta taxa de cobertura vacinal porque não fosse isso, nós teríamos pagado um alto preço pelas festas”.
“Não ouso nem pensar o que teria acontecido se a queda nos cuidados fosse acompanhada de uma baixa cobertura vacinal. A vacinação completa previne a internação em unidades de terapia intensiva em 97% e as mortes em 95%, segundo dados do ISS [Instituto Superior de Saúde]”, acrescentou.
No entanto, D’Amato voltou a criticar a falta de respeito às regras sanitárias que haviam sido impostas pelo governo de Roma e também da região de Lazio e agradeceu “com todo o meu reconhecimento” aos trabalhadores da área da saúde.
Segundo especialistas, o coronavírus Sars-CoV-2 pode manifestar sintomas entre dois e 14 dias após a contaminação.
Nesta quarta-feira (21), a Agência Sanitária Local (ASL) de Roma informou que mais de 100 pessoas testaram positivo depois de assistirem ao jogo entre Itália e Bélgica pela Eurocopa em um pub da capital.
De acordo com a atualização mais recente das autoridades de saúde de Roma, o número total de indivíduos que contraíram o vírus subiu de 91 para 105. A faixa etária das pessoas contaminadas varia entre 9 e 60 anos. No entanto, a idade média dos infectados é de 21.
O pub que recebeu os torcedores da Itália fica na região de Monteverde. As autoridades também revelaram que 26 pessoas foram contaminadas em um outro estabelecimento em Ostia, onde diversos indivíduos se aglomeraram para acompanhar o duelo da Euro. (com dados da Ansa)