Aos 80 anos, morre o cantor e compositor italiano Salvatore ‘Toto’ Cutugno

O cantor e compositor italiano Salvatore “Toto” Cutugno morreu nesta terça-feira (22), no hospital San Raffaele, em Milão, aos 80 anos, informou seu empresário Danilo Mancuso à agência italiana de notícias ‘Ansa’. O artista foi internado após sofrer uma piora no seu quadro de saúde devido a uma “longa doença”.
Cutugno é conhecido principalmente pela canção “L’Italiano” (1983), que se tornou um símbolo dos cidadãos do “Belpaese” no exterior e conquistou o mundo todo, incluindo Israel, Irã e Coréia, vendendo milhões de discos.
Entre seus outros sucessos também estão “Solo noi” (1983), “Serenata” (1985), “Insieme” (1992), “Buona Notte” (1986) e “Innamorati”.
Nascido em 7 de julho de 1943, o cantor é o símbolo da melodia italiana e acumula 15 participações no Festival de Sanremo, uma das principais competições musicais da Itália, com uma atuação histórica em 1990, ao lado de Ray Charles. Ao todo, ele venceu uma vez e ficou em segundo lugar em seis ocasiões.
Considerado um verdadeiro “showman”, capaz de passar com extrema facilidade de compositor a apresentador de televisão – em 1987 esteve à frente de uma edição de sucesso de “Domenica In” -, Cutugno era toscano, mas foi criado na Ligúria. (com dados da Ansa)