A Alitalia está se preparando para gerenciar um dia de greves no setor de transporte aéreo proclamado por alguns sindicatos para a próxima quarta-feira, 9 de outubro – com exceção das faixas garantidas das 7:00 às 10:00 e das 18:00 às 21:00: 00.

No site da companhia aérea, fala-se da necessidade de “cancelar uma série de voos, nacionais e internacionais, programados para esse dia”. 

A lista publicada pela Alitalia consiste em quase 200 cancelamentos para o dia 9 de outubro, aos quais se somam 14 vôos já indicados para 8 de outubro e outros 8 para o dia 10.

A paralisação foi confirmada pela Federação Nacional de Transporte Aéreo, que reúne pilotos e comissários de bordo da ANPAC, ANPAV e ANP, dos quais também foi enviada uma carta ao Mise com a qual os sindicatos expressaram sua “preocupação” para os últimos desenvolvimentos relacionados a “possível definição do consórcio parecer remover a possibilidade de encerrar positivamente as negociações em andamento entre FS, MEF, Atlantia e Delta sobre o plano de recuperação”. A referência foi à carta em que Atlantia, holding da Benetton que controla os aeroportos de Roma, expressou dúvidas sobre o plano de recuperação. 

À luz da confirmação da greve, “para limitar os inconvenientes dos passageiros, a Alitalia ativou um plano extraordinário  que prevê o uso de aeronaves mais espaçosas em rotas domésticas e internacionais, com o objetivo de  remarcar os viajantes envolvidos na operação”, divulgou a empresa.

Cancelamentos nos primeiros voos disponíveis no dia

Espera-se que 70% dos passageiros possam viajar no mesmo dia em 9 de outubro. Apesar disso, a Alitalia recomenda a todos os passageiros que adquiriram uma passagem para voar no dia 9 de outubro – e também na noite de 8 e no início da manhã de 10 de outubro – para verificar o status do seu voo, antes de ir para o aeroporto, no site alitalia.com, ligando para o número gratuito 800.65.00.55 (da Itália) ou o número +39.06.65649 (do exterior) ou então entrando em contato com a agência de viagem que compraram o bilhete.

Os passageiros que adquiriram um bilhete da Alitalia para viajar entre a noite de 8 e a manhã de 10 de outubro, em caso de cancelamento ou alteração de horário de voo, podem alterar a reserva sem penalidade ou solicitar um reembolso do bilhete (somente se o voo tiver sido cancelado ou atrasado por mais de 5 horas) até 24 de outubro.