Início » Agência Italiana de Medicamentos aprova vacina contra variantes da Ômicron

Agência Italiana de Medicamentos aprova vacina contra variantes da Ômicron

15 de setembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Agência Italiana de Medicamentos aprova vacina contra variantes da Ômicron

A Comissão Técnico-Científica da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) aprovou na quarta-feira (14) o uso da vacina bivalente da Pfizer/BionTech para combater as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron. Em comunicado, a agência italiana explica que “decidiu disponibilizar o uso da vacina bivalente Comirnaty Original/ Ômicron BA.4-5, aprovada pela EMA, como reforço de dose para todos os sujeitos abrangidos pela indicação autorizada”.

Segundo a Aifa, a dose é recomendada como prioritária para a população com maior risco de desenvolver a doença grave, ou seja, “indivíduos com fatores de risco e maiores de 60 anos”.

“Todos os outros indivíduos ainda podem ser vacinados com a dose de reforço a conselho do médico ou por opção individual”, acrescenta a nota.

A Agência Italiana de Medicamentos informou ainda que “não existem elementos para expressar uma opinião sobre as diferentes vacinas bivalentes disponíveis”, porque todas elas “aumentam a proteção contra as variantes e ajudam a manter a proteção ideal contra a covid-19”.

“Na verdade, até a vacina bivalente BA.1 demonstrou ser capaz de induzir uma resposta de anticorpos contra a variante BA.5. maior do que a da vacina original”, concluiu.

Assim como os imunizantes anti-Covid, a vacina original da Comirnaty se mantém eficaz na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte associadas ao vírus e continuará a ser usada em campanhas de vacinação na UE, em particular para vacinações. 

Números da pandemia

A Itália registrou na quarta-feira (14) mais 18.854 casos e 69 mortes na pandemia de covid-19, elevando os totais de contágios e óbitos para 22.096.450 e 176.404, respectivamente. A média móvel de casos em sete dias aumentou para 15.629 nesta quarta, interrompendo uma sequência de três semanas de queda, enquanto a de mortes oscilou de 55 para 56.

A Itália também soma 450.900 casos ativos, menor número desde 23 de dezembro (430.029), e tem cerca de 82% de sua população com o primeiro ciclo de vacinação contra a Covid concluído, enquanto 67% das pessoas tomaram a dose de reforço – esses índices estão estagnados há várias semanas.

Já a quantidade de pacientes internados em leitos comuns diminuiu de 3.868 para 3.719 em um dia, enquanto nas UTIs o número passou de 163 para 151, patamares de um ano atrás. Os casos que requerem atendimento hospitalar representam 0,86% do total de contágios ativos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h21
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.