Para celebrar a cultura italiana, Poços de Caldas (MG) recebe a partir desta quinta-feira (25) o evento “A Itália no Sul de Minas”, que segue até sábado (27). Serão realizadas atividades musicais, de cinema e, ainda, palestras sobre imigração e a origem dos sobrenomes italianos.

A programação começa nesta quinta com apresentação da Orquestra de Cordas do Conservatório Musical, às 18h30, no Teatro Benigno Gaiga, na Urca. No espetáculo, os músicos apresentam canções típicas da Itália. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na portaria do evento.

Na sexta, a atração é da sétima arte, com exibição gratuita do filme “Startup” na Estação Mogiana. A sessão está marcada para às 19h30.

Para encerrar a programação, devem ser ministradas palestras no sábado. Na primeira, marcada para as 15h na Câmara Municipal, o historiador Virgínio Mantesso Neto fala sobre a imigração italiana. Em seguida, às 17h, o sociólogo Daniel Taddone fala das origens dos sobrenomes italianos.

O evento é organizado pelo Círculo Ítalo Brasileiro e tem a intenção de divulgar a cultura italiana para além da tradicional gastronomia do país.

(G1)