Hoje, 04/11, o Presidente da República, Sergio Mattarella, a Primeira-Ministra Giorgia Meloni e o Ministro da Defesa Guido Crosetto, se reuniram com os líderes do Parlamento e das Forças Armadas na cerimónia no Altare della Patria pelo dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas.
“O dia de hoje celebra a Unidade Nacional e homenageia as Forças Armadas, cujos atos contribuíram para tornar a Itália uma nação independente, livre, inspirada nos valores democráticos e na paz. Uma data que evoca acontecimentos distantes, guerras e batalhas sangrentas que trouxeram devastação e feridas à sociedade da época”, declarou o presidente Mattarella.
“Hoje, a República olha com respeito e devoção para o caminho que, da Unificação à Primeira Guerra Mundial, à Libertação, à escolha da solidariedade europeia e atlântica, tem sabido construir um país coeso, unido, portador de valores da paz na comunidade internacional. O Exército Italiano, a Marinha, a Força Aérea, os Carabinieri e a Guardia di Finanza estão hoje colocados em defesa das liberdades da sociedade italiana, das instituições desejadas pelo povo soberano para proteger os direitos de cada cidadão, atuando, no território nacional, em colaboração com as forças policiais”.
O presidente também abordou os acontecimentos da Ucrânia e Oriente Médio e como as forcas italianas estão a favor da paz e das vítimas.
“Um pensamento especial vai para os nossos soldados destacados no Médio Oriente onde, por mandato das Nações Unidas e no contexto de missões bilaterais, continuam a garantir a sua contribuição para a manutenção da paz, aliviando o sofrimento da população indefesa numa dramática situação humanitária situação, promovendo o respeito pelo direito internacional humanitário”.
(Dados da La Repubblica e Ansa)