A Comissão da União Europeia para assuntos internos confirmou o funcionamento do EES (Sistema de Entrada/Saída) para o dia 10 de novembro de 2024. Seu funcionamento é necessário para que o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem) entre em vigor na data prevista, em maio de 2025.
O EES é um sistema que terá o registro de turistas não pertencentes à UE que viajam para uma estadia curta, independente da necessidade de visto. O sistema criará um registro eletrônico de todas as entradas e saídas do viajante, assim como as recusas de entrada. Todas as informações serão compartilhadas em tempo real, garantindo que as autoridades de fronteira da UE tenham informações corretas no momento certo.
Já o ETIAS é uma espécie de permissão online a todos que visitam a Área Schengen. O ETIAS será concedido a partir de análise de informações pessoais preenchidas em formulário online, como data de nascimento, antecedentes criminais e informações sobre a viagem.
A autorização permitirá que a pessoa que está viajando a turismo ou negócios para a Área Schengen fique até 90 dias no país, dentro de períodos de 180 dias, ou seja, após voltar ao país de origem, seria preciso um intervalo de pelo menos 90 dias para retornar à Europa.
(Dados do site da União Europeia e G1)