Do dia 8 a 21 de agosto, o melhor do cinema italiano contemporâneo estará presente em 16 cidades do Brasil. De 8 a 14 de agosto, em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e de 15 a 21 agosto, em Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, Fortaleza, Londrina e Natal.

Além do número de cidades, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões programadas, serão mais que 300 nestas duas semanas de exibição alcançando mais de 25.000 espectadores.

O evento traz várias premières nacionais. Entre os destaques, está Silvio e os Outros (Loro), a última obra do aclamado Paolo Sorrentino sobre Silvio Berlusconi.

Entre as outras pré-estreias, estão Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2018, Noite Mágica (Notti Magiche), o novo longa do consagrado Paolo Virzì, Euforia, filme de Valeria Golino, a emocionante história de Dafne, de Federico Bondi, Desafio de um Campeão, de Leonardo D’Agostini e Bangla, de Phaim Bhuiyan, que acaba de receber o prêmio de Melhor Comédia Italiana de 2019 segundo os críticos italianos.

Nascido em Lisboa em 2008, o festival expandiu a sua programação e alcançou sucesso em diferentes países de língua portuguesa como Angola e Moçambique.

O festival chegou ao Brasil em 2014 por Porto Alegre onde aconteceu a primeira edição no país. Com o intuito de promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro e encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País para o cinema italiano, em 2016, já na sua terceira edição chegou à sete capitais brasileiras. 

Confira a programação completa: