Organizada pela revista britânica ‘Restaurant’, a lista “50 Best”, que contempla mais de 50 estabelecimentos, classificou 5 restaurantes italianos dentre os 120 melhores do mundo em 2019

O ranking conta com o “Pizza Duomo” ocupando a 29ª colocação, o primeiro restaurante italiano a aparecer na lista. Localizado em Alba, tem três estrelas Michelin e é liderado pelo chef Enrico Crippa.   

Pizza Duomo

O local foi aberto em 2005 e oferece pratos criativos e artísticos do Piemonte, considerada uma das regiões com as melhores comidas e vinhos da Itália. O reconhecimento é o segundo recebido por Crippa, que há poucas semanas entrou no top 10 dos chefs mais ricos da Itália. Em 2018, o volume de negócios da sua empresa bateu 4,2 milhões de euros.   

O segundo restaurante italiano a figurar na lista em 31º lugar é o “Le Calandre”, localizado na aldeia de Sarmeola di Rubano, a 6km a oeste de Pádua, de Massimiliano Alajmo, chef mais jovem a receber três estrelas Michelin. Com um cardápio contemporâneo, o italiano é famoso por seu Cappuccino Murrina, que combina camadas de sabores surpreendentes, segundo a crítica.

Le Calandre

Já no 51º lugar está o “Reale”, do chef Niko Romito, em Castel Di Sangro, na região de Abruzzo. O restaurante caiu 15 posições em relação a 2018. 

Reale

Por sua vez, o “Lido 84”, dos irmãos Riccardo e Giancarlo Camanini, em Gardone Riviera, na região da Lombardia, aparece em 78º no ranking, enquanto que a posição 116 ficou com o restaurante “St Hubertus”, em San Cassiano.

Lido 84