Início » 1º transplante de coração batendo do mundo é feito na Itália

1º transplante de coração batendo do mundo é feito na Itália

12 de dezembro de 2024 - Por Comunità Italiana
1º transplante de coração batendo do mundo é feito na Itália

O Centro Gallucci de Pádua, na Itália, onde em 14 de novembro de 1985 o próprio professor Vincenzo Gallucci realizou o primeiro transplante de coração na Itália no carpinteiro Ilario Lazzari, se tornou o primeiro no mundo a realizar um transplante de coração com o órgão batendo, desde a retirada do doador até a implantação no paciente.

A operação foi realizada em um homem de 65 anos e conduzida pela equipe do cirurgião cardíaco Gino Gerosa.

“É o primeiro no mundo com o coração batendo totalmente. Em um transplante de coração habitual, o órgão é retirado e implantado imóvel, já neste caso, ele sempre esteve batendo e por isso todo o transplante foi realizado com o coração batendo, desde o momento da retirada até o da implantação”, afirmou o médico.

O procedimento do coração batendo desde a amostragem até o transplante elimina o risco de danos por isquemia, permitindo uma melhor recuperação da função cardíaca e, portanto, uma recuperação mais rápida do paciente.

De acordo com Gerosa, a operação envolveu um paciente que sofria de cardiopatia pós-isquêmica. O homem está bem e deverá voltar para casa antes do Natal.

(Dados da ansa e Corriere della Sera)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários