Com a chegada do final do ano, muitos só conseguem pensar em férias. Planejadas com meses de antecedência, decididas em cima da hora, entre amigos, família ou mesmo sozinho, uma das atividades mais comuns nessa época é, sem dúvidas, viajar. E o telefone celular com acesso à internet se torna um item essencial por diversos motivos: para buscar locais em mapas, calcular distâncias, não se perder de companhias na viagem, economizar na hora de alugar um carro em outro país, se comunicar com pessoas distantes e publicar fotos e selfs em redes sociais.

Apesar das facilidades que proporciona, todo cuidado é pouco na hora de controlar os gastos gerados pelo uso do celular fora do país. Embora seja possível utilizar o aparelho com o chip de operadoras telefônicas brasileiras em viagens internacionais, a conta acaba ficando, muitas vezes, muito alta.

A solução para esse problema encontrada por turistas que viajam para a Itália e outros países do mundo, é a compra de chips internacionais pré-pagos. Com esses chips, que não alteram o número telefônico original, o controle da despesa pelo mesmo torna-se muito mais prático. Com planos ofertados por empresas estrangeiras a partir de 25 dólares, é possível ter acesso à internet 3G e 4G de alto nível, além de horas de ligações internacionais pré-determinadas. Além disso, esses chips são disponíveis em três tamanhos universais que cabem em qualquer smartphone do mundo.

 

Empresa vende chips pré-pagos para serem usados em viagens internacionais

Uma das empresas de chips pré-pagos internacionais que está em alta entre viajantes que saem do Brasil é a Easysim4u. Comandada por brasileiros,  revende chips da T-Mobile, empresa de telefonia e internet reconhecida hoje como uma das maiores dos Estados Unidos e do mundo. Os chips internacionais vendidos oferecem acesso a planos de voz e dados que funcionam em mais de 140 países. Além disso, apresenta uma comodidade extra: as lojas online entregam na residência do cliente no Brasil. Contudo, existe uma limitação: os pacotes de ligação e plano de dados valem apenas para os países da América do Norte. Para a Europa, existe somente a opção internet ilimitada, o que, em um mundo com a possibilidade de ligações serem feitas através de aplicativos como WhatsApp, Skype e FaceTime (este último exclusivo para celulares da marca Apple), os tornam funcionalmente compatíveis.

Ter internet ilimitada no celular na hora de viajar, além de útil para aplicativos que possibilitam ligações, também apresenta diversas outras finalidades. Podem-se pesquisar pontos turísticos na cidade de destino, descobrir suas localizações, buscar restaurantes, comprar ingressos, conferir horários de funcionamento de estabelecimentos e selecionar as melhores rotas e meios de transporte para se chegar ao local desejado. Pode-se, também, utilizá-la para conferir a previsão do tempo e assim poder planejar melhor os passeios.

Ademais, a internet também se faz bastante necessária para viagens com duas ou mais pessoas. Com aplicativos de mapas e mensagens, no caso de uma separação entre o grupo de viagem, fica mais difícil se perder em um país estrangeiro. Outra importante função para o plano de dados é em relação ao GPS do celular. Ao alugar um carro na Europa as locadoras de automóveis oferecem a opção de o veículo vir com um GPS, o que custa, em média, dez euros por dia. Entretanto, se o locatário já possuir um Sistema de Posicionamento Global no próprio aparelho telefônico, não há a necessidade de desembolsar esse dinheiro extra. Para mais, ter internet ilimitada disponível no celular 24 horas por dia durante uma viagem possibilita o turista acompanhar todas as notícias do seu país e estar em contato constante com todos aqueles amigos e familiares que ficaram do outro lado do oceano.

 

 

Dicas para baratear sua viagem para a Europa

-Evite utilizar planos telefônicos de operadoras brasileiras durante viagens internacionais

-Prefira adquirir chips pré-pagos de empresas estrangeiras que ofertem planos de dados contendo internet ilimitada

-Use aplicativos como WhatsApp, Skype e FaceTime para fazer ligações internacionais para economizar

-Se alugar um carro, utilizar o GPS do seu próprio celular ao invés dos oferecidos pelas locadoras de veículos

– Em hotéis, restaurantes ou cafés, dê preferência à rede WiFi gratuita do estabelecimento, quando estiver disponível para os clientes