Um novo capítulo nos vandalismos que vem acontecendo, principalmente por parte de turistas, em monumentos e praças da Itália

A Itália novamente assiste a um ato de vandalismo contra seus monumentos históricos, desta vez foi a Fontana dei Tritoni, em Roma que sofreu com esse gesto, “ausência de senso cívico”, de acordo com o vice-prefeito, Luca Bergamo.

Um líquido oleoso foi jogado na fonte  do século 18 que está localizada em uma praça no centro da capital italiana.

De acordo com a Ansa, o autor dos atos ainda é desconhecido, só foi encontrado uma lata de lubrificante de motor, com quatro litros de conteúdo, perto da fonte. De acordo com a polícia, havia na água uma quantidade considerável do óleo.

“Condeno o gesto de desconhecidos que danificam um monumento símbolo de Roma. É triste ver essa falta de respeito com a cidade e com nossa história. Esse tipo de comportamento denota ignorância e ausência de senso cívico”, declarou o vice-prefeito, Luca Bergamo.

Segundo a Ansa, foi necessário esvaziar a fonte para iniciar a limpeza, o processo foi feito de forma rápida e a Fontana dei Tritoni já está funcionando normalmente. Diversas pessoas foram autuadas por nadarem nas fontes de Roma, muitas até nuas.

Em reflexo aos atos de vandalismo a prefeita Virginia Raggi estabeleceu multas nos valores de 40 a 230 euros para quem consumir alimentos perto das fontes ou entrar nas mesmas.