A Uefa realizou nesta segunda-feira (11), em sua sede localizada em Nyon, na Suíça,  o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões e os confrontos nos 16 avos de final da Liga Europa, o primeiros mata-mata após a fase de grupos da competição.

Liga dos Campeões

O grande duelo será entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, maior vencedor do torneio com 12 conquistas. Os jogos de ida serão disputados nos dias 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. As partidas de volta estão marcadas para os dias 6, 7, 13 e 14 de março.

O duelo contra o Real Madrid, maior campeão da Champions League com 12 títulos, não assusta o PSG. Pelo menos esse é o pensamento do embaixador brasileiro Maxwell, ao lembrar que a equipe está preparada. Para tornar o sonho de conquistar pela primeira vez a Liga, o time francês investiu pesado na janela de transferências, pagou € 220 milhões (R$ 853 milhões) para contratar Neymar e também fechou com Mbappé.

“Foi um grande sorteio, com dois grandes jogos para disputar. Nossos torcedores irão gostar, depois de termos sido eliminados pelo Barcelona. Será legal. É um belo desafio para o clube. Eu acho que estamos prontos para isso”, afirmou Maxwell.

Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real Madrid, ressaltou a dificuldade do duelo contra o Paris Saint-Germain nas oitavas de final e tratou o encontro como uma “final”. Porém, lembrou que para conquistar a orelhuda pela 13ª vez é preciso superar grandes desafios.

“É muito difícil ganhar essa competição, a de mais prestígio no mundo, os melhores jogadores jogam aqui e sabemos como é difícil ganhar, ainda mais duas seguidas. O nosso objetivo é ganhar mais uma vez. E temos que vencer o Paris Saint-Germain, com o jogo de volta em Paris. Temos que jogar muito bem em Madri. E vamos ver. É importante para Zidane contar com todos os jogadores inspirados. Este jogo poderia muito bem ser a final, tamanho o poder dos dois times. Um sorteio neste estágio é assim, duro, e um dos dois será eliminado. O PSG está ficando mais forte a cada ano. Eles jogaram uma fase de grupos impecável e têm grande potencial”, disse Butragueño em entrevista à emissora “BeIN Sports”.

Outro duelo que merece destaque será entre dois campeões do torneio. Com cinco conquistas, o Barcelona pega o Chelsea, que levantou a taça na temporada 2011/12.

Em sua conta no Twitter, o Barcelona aproveitou para provocar o Chelsea. Publicou: “Stamford Bridge sempre apresenta boas recordações. Não é verdade, Iniesta?”. Os catalães apontam a histórica classificação para a final da Champions de 2008/09, quando o meia Iniesta marcou nos acréscimos, garantiu o empate em 1 a 1 e a vaga na decisão.

Líder do Grupo H com 12 pontos, três a mais do que o Real Madrid, o Tottenham terá pela frente a Juventus na busca por uma vaga nas quartas de final. O badalado Manchester City do técnico Pep Guardiola enfrentará o Basel, enquanto o Liverpool pega o Porto.

Com uma bela campanha na fase de grupos, na qual terminou na primeira colocação di Grupo G com 14 pontos, o Besiktas enfrentará o gigante alemão Bayern de Munique. A Roma do goleiro brasileiro Alisson enfrentará o Shakhtar Donetsk, enquanto o Manchester United de José Mourinho vai medir forças com o Sevilla.

Liga Europa

Longe do brilho da Liga dos Campeões, os gigantes europeus que disputam a Liga Europa conheceram nesta segunda-feira seus adversários nos 16 avos de final, o primeiros mata-mata após a fase de grupos. Heptacampeão da Champions, o Milan enfrentará o Ludogorets, da Bulgária, e o Arsenal terá pela frente o modesto Östersund, da Suécia.

Entre os duelos, também destacam-se as partidas entre Napoli e Leipzig; Borussia Dortmund e Atalanta; Atlético de Madrid e Copenhague; Spartak Moscou e Athletic de Bilbao; e Astana e Sporting. Os jogos serão disputados nos dias 14 e 21 de fevereiro.

Havia três restrições no sorteio: times do mesmo país não podiam se enfrentar, assim como equipes que ficaram no mesmo grupo na fase anterior. A Uefa determinou que equipe de Rússia e Ucrânia também não poderiam estar envolvidos em um mesmo confronto por conta de tensões políticas na região.

 

Jogos da Liga dos Campeões (os times destacados decidem os confrontos em casa):

Juventus x Tottenham: 13/02 e 7/03

Basel x Manchester City: 13/02 e 7/03

Porto x Liverpool: 14/02 e 6/03

Real Madrid x Paris Saint-Germain: 14/02 e 6/03

Chelsea x Barcelona: 20/02 e 14/03

Bayern de Munique x Besiktas: 20/02 e 14/03

Sevilla x Manchester United: 21/02 e 13/03

Shakhtar Donetsk x Roma: 21/02 e 13/03

 

Jogos da Liga Europa

Borussia Dortmund x Atalanta

Nice x Lokomotiv Moscou

Copenhague x Atlético de Madrid

Spartak Moscou x Athletic de Bilbao

AEK Atenas x Dínamo de Kiev

Celtic x Zenit

Napoli x RB Leipzig

Estrela Vermelha (Sérvia) x CSKA Moscou

Lyon x Villarreal

Real Sociedad x RB Salzburg (Áustria)

Partizan Belgrado (Sérvia) x Viktoria Plzen (República Tcheca)

FCSB (Romênia) x Lazio

Ludogorets (Bulgária) x Milan

Astana (Cazaquistão) x Sporting

Östersund (Suécia) x Arsenal

Olympique de Marselha x Braga