Parte do revestimento da parede de um banheiro das Gallerie degli Uffizi, em Florença, na Itália, desmoronou e atingiu o pé de uma turista

O incidente aconteceu na quarta-feira (2), mas só foi divulgado hoje (4). A mulher, que não teve sua identidade revelada, tratou o ferimento no hospital.

“Estávamos todos muito assustados. As manutenções periódicas não revelavam nenhuma questão crítica, em particular, da estrutura. E agora, uma análise do material mostrou que estava em mau estado”, disse o diretor da galeria, Eike Schmidt, em entrevista à Agência de notícias italiana.

A última vez que o local passou por uma reforma foi há 20 anos, e, segundo Schmidt, o material usado na obra era de má qualidade. “O colapso pode ter consequências muito piores, esperamos que sejam esclarecidas as possíveis responsabilidades das obras mal executadas e não cuidadosamente testadas”, alertou a Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) em uma carta enviada ao museu.

Todo o porão do museu, onde está localizado o banheiro, foi fechado para evitar novos desabamentos e acidentes. Uma obra de restauração já foi realizada no local. (Agência ANSA)