spacer
 
Capa da Revista
  Início
Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Loja Virtual
Busca no Site
Favoritos
Página Inicial
Cotação
Data 2013.03.12

EUR EUR  USD USD
100.00  130.53
Currency rate today lower than yesterday -1.069 %

Editar - Sobre - Mais
Antigas - Gráfico

Últimas do Site
Mais Acessadas
Guida Consolare
capa do ViaExpress
Clique para ouvir a Rádio Capital

 
Loja Virtual


 
Confiança nas pequenas e médias Imprimir E-mail
Por Lisomar Silva - São Paulo   
ImageO presidente da região Marche, Gian Mario Spacca, esteve no Brasil para acompanhar a missão econômica em maio. Em entrevista exclusiva, ele diz que é preciso apostar nas parcerias com outros países para sair da crise

As empresas italianas pequenas e médias querem parceiros brasileiros para realizar projetos industriais com transferência de know-how e formação de profissionais qualificados, segundo os padrões internacionais de alto nível. Mas, para isso, devem conhecer as peculiaridades e a complexidade do mercado brasileiro. Quem faz estas e outras avaliações de mercado é Gian Mario Spacca, presidente da região italiana de Marche, que coordenou as conferências, os encontros e as rodadas de negócios durante os cinco dias de atividades da missão empresarial Brasil –Itália em maio. Spacca, que já desenvolveu parcerias no Pará e no Amazonas, acredita que o futuro da economia está na pequena e média empresa como verdadeiras plataformas de apoio no plano internacional, especialmente em períodos de crise. Em entrevista à ComunitàItaliana, afirma que “está cada vez mais claro, na Europa, que temos de sair do contexto da economia baseada na alta finança e retornar à economia real de empresa”. Se quiserem sair da crise, os italianos devem recorrer às parcerias através de colaborações nas maiores áreas geográficas do mundo, ressalta. E explica que a Itália não pensa em exportar produtos acabados para o Brasil, e sim, em desenvolver parcerias com projetos e programas de colaboração econômica recíproca de perfil estrutural e em transmitir conhecimento, de modo que a produção local possa alcançar patamares qualitativos com alto grau de especialização.

ComunitàItaliana - Que experiências foram feitas para se chegar a essa reflexão?
Gian Mario Spacca - Uma dessas experiências é a colaboração desenvolvida entre a região Marche e os estados do Amazonas e do Pará com a criação de um distrito industrial no setor de produção de móveis e decoração. Em sete anos, criou-se uma rede que envolveu 600 empresas brasileiras e outras 50 italianas de nossa região, com o apoio do Sebrae. O projeto hoje representa uma metodologia de trabalho porque inclui universidades e centros de pesquisa sobre uso limitado de matérias-primas e mais extenso de madeiras de descarte, para reduzir ao máximo o impacto ambiental, criando empregos e formando profissionais qualificados. Outra experiência importante é desenvolvida na região do ABC paulista no setor metalmecânico, mecânico e metalúrgico, mas que deu resultados menos animadores por ser uma área com um perfil completamente diverso de desenvolvimento urbano, social e industrial, na qual a colaboração com grandes conglomerados tem espaço privilegiado e já consolidado, sem deixar margem de ação para as pequenas e médias empresas.

CI - Outras experiências foram desenvolvidas dando prioridade a setores diferentes?
GMS - Sim. Foram muito bem sucedidas, principalmente nos setores da eletrônica automotiva e da náutica, que podem servir de modelo para novas parcerias no futuro. A primeira foi realizada com a empresa mineira ASK de Belo Horizonte, hoje com mil empregados. A segunda se desenvolve com a CRN de São Paulo, que tem 600 empregados, para a realização de iates, em colaboração com os canteiros navais da cidade portuária de Ancona, a capital de nossa região. Há dois iates em fase de construção na cidade, sob encomenda de clientes brasileiros, que geraram empregos para 130 profissionais contratados por dois anos. Esse é um exemplo eficaz de troca de know-how com formação de profissionais, que garante trabalho e empregos para os parceiros dos dois países. Na zona industrial do ABC existe também a empresa italiana Mondolfo Ferro, especializada na produção de linhas de montagem destinadas a testes de resistência para automóveis, que hoje conta com 80 profissionais contratados.

CI - A crise econômica europeia provocou situações trágicas até, com episódios de empresários pequenos e médios que acabaram se suicidando...
GMS - Temos que lembrar que falamos de proprietários de empresas familiares, que sofreram o peso da pressão fiscal italiana. Muitos deles ficaram desorientados, não dispunham sequer de liquidez para enfrentar o pagamento de impostos, salários, contribuições sociais e outras despesas de gestão, mesmo tendo dinheiro para receber até mesmo de instituições italianas. Outros acabaram por ter pouca esperança quanto ao futuro da economia e de sua própria empresa. Infelizmente, isso aconteceu também com outras categorias em consequência de uma situação em que houve a perda de confiança geral. O governo do primeiro-ministro Mario Monti também está impondo sacrifícios econômicos às empresas e aos cidadãos italianos, para recuperar um mínimo de equilíbrio na evolução do PIB italiano. Por isso, temos que ajudá-los a resgatarem a confiança no mercado e a divulgarem, no futuro, a força e a energia das pequenas e médias empresas no mundo.

CI - Mais de 200 empresas vieram para esta missão comercial. E as outras?
GMS - As outras 500 empresas que não puderam participar desta missão estão observando a evolução do mercado, bem como o andamento das parcerias criadas e dos acordos assinados. Receberão informações de modo que também possam se preparar para as missões comerciais futuras. Queremos que todas as empresas se saiam bem, especialmente em períodos críticos como o que estamos vivendo agora.  
Próximo >
  spacer
Enquete
Governo italiano propõe prisão domiciliar a condenados até 6 anos para desafogar presídios.Concorda?

Fuso Horário
Boletins
Nosso Informativo

Nome
E-mail
Assinar
Cancelar Ass.
Junho 2013 Julho 2013
Terça, Junho 18, 2013
Imagem Aleatória (cal01.gif)
Do Se Te Qu Qu Se
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30

Twitter  Facebook  RSS



Copyright Comunità Italiana. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora Comunità.
Site desenvolvido por Felipe Carvalho e Alberto Carvalho. Powered Mambo
spacer