Teve início na segunda-feira (15) a 18ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, evento criado para promover e celebrar o idioma oficial da Itália no planeta

Programação

A programação inclui diversas atividades culturais pelo Brasil.

Sudeste – Com a presença do cônsul-geral da Itália na capital paulista, Filippo La Rosa, a edição de 2018 na cidade foi aberta com uma cerimônia no Instituto Italiano de Cultura (IIC), no bairro de Higienópolis. Neste ano, o tema central é “O italiano e a rede, redes para o italiano”.

O primeiro dia do evento contou com a palestra “Entrevista com Galileu”, feita pelo escritor e matemático italiano Piergiorgio Odifreddi e que contou também com a presença do ator Alvise Camozzi. Por ocasião do evento, nesta quarta-feira (17), a partir das 20h (horário de Brasília), no Consulado Geral da Itália em São Paulo, na Avenida Paulista, a cantora Mafalda Minnozzi realizará uma apresentação musical. Chamado “Romantica Bossa”, o terá entrada franca.

Já no dia 19, no Colégio Dante Alighieri, no bairro Jardim Paulista, o maestro italiano Ambrogio Sparagna se apresentará acompanhado da Orchestra Popolare Italiana, também com entrada gratuita.

Em Minas Gerais, no dia 25, o evento contará com diversas palestras, como a de Emilio Franzina, na Casa Fiat de Cultura.

Nela, o professor falará sobre o “novo aspecto” da imigração italiana no Brasil. No dia 23, no Hotel Othon Palace, será realizado um encontro para os amantes da língua italiana. Os participantes vão se reunir em uma mesa e conversarão entre eles em italiano para desenvolver melhor o idioma. Na ocasião, estarão presentes italianos nativos e professores.

No Rio de Janeiro, o evento irá até o dia 30, e terá também um encontro com Odifreddi, no dia 19, no Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, haverá aulas de gastronomia e laboratórios de escrita criativa em italiano.

Todas as atividades são gratuitas

Um dos laboratórios de escrita será realizado amanhã (17), no Instituto Italiano de Cultura de Copacabana. A atividade contará com as presenças dos professores Thiago Giammattey e Luca Fazzini.

Sul – No Rio Grande do Sul, o evento começará hoje (16), a partir das 18h (horário de Brasília), na Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com duas palestras. Uma delas terá o tema “A evolução tecnológica e o ensino da língua italiana”, com os professores Marco de Biasio e Patrizia Cavallo. A outras, por sua vez, falará sobre a visibilidade da música italiana na primeira metade do século 20, com Leonardo Conedera.

No Paraná, no dia 20, a professora Paoletta Santoro, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falará sobre “o italiano da rede”, no Centro de Cultura Italiana, em Curitiba. Em Santa Catarina, serão realizadas diversas palestras sobre a ajuda da tecnologia no ensino da língua italiana, bem como oficinas para o público treinar o idioma.

A Semana da Língua Italiana nasceu em 2001, de um acordo com a Accademia della Crusca e com a contribuição das embaixadas da Confederação Suíça, para promover o idioma como língua de cultura clássica e contemporânea no mundo.