O 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil já tem data e local para acontecer: São Paulo receberá a mostra entre os dias 17 de setembro e 3 de outubro

Como de costume, o festival será dividido em dois momentos. A primeira parte exibirá filmes “clássicos”, enquanto que a segunda terá longas “contemporâneos”. O evento será iniciado com uma homenagem à premiada atriz italiana Sophia Loren, que completa 84 anos em 20 de setembro.

Haverá uma “Sessão Retrospectiva”, disponível entre os dias 17 e 22 de setembro, em que serão exibidos “La ciociara” e “Una giornata particolare”. Em 25 de setembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera, acontece a festa de abertura da “Semana de Cinema Italiano Contemporâneo”, que terá a presença de grandes personalidades cinematográficas da Itália, além da exibição de um filme de destaque da mostra.

A “Semana de Cinema Italiano Contemporâneo” ocorrerá do dia 27 de setembro a 3 de outubro e contará com 16 filmes, produzidos entre 2017 e 2018. Como encerramento, haverá a entrega do “Prêmio Cinema Italiano”, direcionado ao longa-metragem mais votado pelo público.

O “Festival de Cinema Italiano no Brasil” é realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam) desde 2005. De lá para cá, a cidade já recebeu nomes importantes do cinema, como Riccardo Scamarcio, Giancarlo Giannini, Ornella Muti, Giuseppe Tornatore, os irmãos Taviani, dentre outros.

(Agência ANSA)