Os 72 anos da República Italiana, celebrados no dia 2 de junho, reuniram cerca de 800 convidados na festa que o Consulado Geral da Itália em São Paulo promoveu na Casa Fasano, na capital paulista. Bem à moda da casa, os anfitriões esbanjaram simpatia num ambiente com boa música, excelentes vinhos e uma comida com sabor da terra-madre. A comemoração pela Dia da República da Itália, que aconteceu um dia depois da posse do primeiro-ministro Giussepe Conte, foi marcada no Brasil pelo anúncio de mudança de comando no Consulado Geral da Itália. Após quatro anos, o cônsul geral Michele Pala se despediu do cargo e apresentou como sucessor o atual ministro conselheiro da Embaixada, Filippo La Rosa, que assume o Consulado no dia 1º de agosto. Como costuma fazer em eventos públicos, o cônsul fez uma saudação em italiano e depois falou em português com muita desenvoltura. Num discurso emocionado, agradeceu a presença de autoridades, patrocinadores e convidados. Na despedida do Consulado, Pala manifestou gratidão à parceria estreita que manteve durante sua gestão com todo o sistema Itália.

Michele Pala, Antonio Bernadini e Filippo La Rosa

— O trabalho e esforço comum com todo o corpo consular, com o ITA, o Instituto Italiano de Cultura e o ENIT foram fundamentais na minha trajetória no Consulado — avaliou.

Na sequência de agradecimentos, mencionou ainda o embaixador Antonio Bernadini, o cônsul adjunto Simone Panfili e a sua “fiel esquadra” do Consulado. O benvenuto ao sucessor foi generoso quando o cônsul apresentou Rosa como um grande diplomata e amigo.

— Filippo é um apaixonado pelo Brasil e essa característica vai ajudá-lo bastante no seu trabalho. Ele é um profundo conhecedor do país.

Rosa agradeceu o acolhimento e lembrou que é um grande desafio e orgulho sucedê-lo no Consulado Geral.

— São Paulo é o carro-chefe do país em todas as esferas e tem uma comunidade muito grande. É a cidade com a maior população de italianos, fora da Itália. Estou muito feliz com essa oportunidade.

O simbolismo da festa, além de ser uma homenagem à data da transição da Itália ao regime republicano e democrático, é um momento especial para a difusão do conceito Made in Italy, avalia Pala. Para ele, trata-se de uma oportunidade para promover a Itália, a cultura, gastronomia, moda, tecnologia e vender o país como destino turístico.

Para proporcionar esse clima de italianidade, os hinos da Itália e do Brasil foram exibidos num telão com os tenores italianos Andrea Bocelli e Davide Carbone. Os patrocinadores e apoiadores deram suporte com carrinhos de degustação com produtos premium de tradicionais marcas italianas como De Cecco, Ferrero, Illy, Lavazza, Bocceli e Chinotto. Da entrada ao cafezinho, tudo era Made in Italy.

Os patrocinadores da festa foram Cipa Fiera Milano, Intesa Sanpaolo, Pirelli e Polvani Tours. A cerimônia prestou homenagens também à ITA – Italian Trade Agency, representada pela diretora Érica Di Giovancarlo e à Associação Italia Per San Paolo, por Graziano Messana, que na ocasião lançaram o livro Italia Per San Paolo, com fotografias que registram o trabalho de revitalização de praças da capital paulista.

Desenvolvido pelo Consulado e pela ITA, em parceria com a prefeitura de São Paulo e empresas italianas, o trabalho revitalizou as praças Cidade de Milão, do Imigrante Italiano e Ramos de Azevedo.

O embaixador Antonio Bernadini elogiou a iniciativa de devolver à cidade as praças reformadas e reconheceu esse feito como um dos importantes legados que a comunidade italiana deixa para a capital paulista.

— É um exemplo de como as parcerias público privadas podem dar certo e trazer benefícios para a cidade e retorno para seus investidores — afirma o embaixador.

A Itália está entre os países que mais investem no Brasil. Somente em 2018, já aportaram no país 15 novos grupos empresariais de origem italiana. Os setores de defesa e energia têm sido as áreas mais beneficiadas pelos aportes estrangeiros.

A Enel anunciou a compra da Eletropaulo e, assim que a negociação for aprovada pelos órgãos regulatórios, a empresa italiana se tornará a maior distribuidora de energia do país em faturamento. O diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, estima que o setor de energia no Brasil continuará sendo muito atrativo para investimentos do exterior.

— Estamos num momento de transição, e o mercado de geração e distribuição de energia demanda investimentos de US$ 500 bilhões para os próximos 10 anos.

Na área da Defesa, destaca-se a parceria entre o governo brasileiro e a Iveco para modernização da frota de blindados do Exército e de empresas italianas com a Embraer para o desenvolvimento do programa AMX de fabricação de caças militares.

O governador de São Paulo, Márcio França, gravou um vídeo prestando uma homenagem pelo Dia da República. Ele afirmou que Brasil e Itália representam uma irmandade.

— O estado tem muita gratidão e muito a comemorar também.

 

Marcas italianas celebram a República e o Made in Italy

Uma das patrocinadoras da festa, a Pirelli instalou na Casa Fasano um simulador de carro da F1. A empresa proporciona esse tipo de experiência em vários eventos que promove. O objetivo é aproximar a marca do consumidor e reforçar a mensagem de que a mesma tecnologia fornecida às equipes de Fórmula 1 está à disposição de quem compra os pneus Pirelli. O êxito da ação podia ser conferido no tamanho da fila que se formou na festa ao lado do carro, com pessoas interessadas em “brincar” de piloto de F1. A bordo de um carro com os mesmos pneus e as mesmas dimensões de um carro de corrida, o piloto contava com um simulador virtual que reproduzia o som, a potência e as vibrações originais. O test drive permitiu aos convidados da festa experimentar as emoções vividas num circuito de F1. A companhia Alitalia também marcou presença, realizando o sorteio de uma passagem com direito a acompanhante para a Itália. O diretor-geral Carlos Antunes ressaltou a importância do apoio à celebração do Dia da República Italiana. A ação da companhia contou também com a presença da comissária Alessia Ambieri, que faz parte do Promotional Team da empresa. Ela participou da festa vestida com uniforme e à disposição para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre os serviços de bordo da companhia.