O memorando foi assinado no Palácio dos Bandeirantes

Representantes da região da Úmbria, no centro da Itália, assinaram nesta segunda-feira (29) um memorando de entendimento com o governo do estado de São Paulo para aumentar a cooperação e o intercâmbio nas áreas econômica, sanitária, científica e cultural.

A delegação umbra desembarcou em solo paulista no último domingo (28) e ainda passará por Campinas e Piracicaba. A assinatura do memorando, que terá validade inicial de cinco anos, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo.

A comitiva da Úmbria foi recebida pelo vice-governador Márcio França e pelos parlamentares Fausto Longo e Fabio Porta, que representam a América do Sul no Senado e na Câmara dos Deputados da Itália, respectivamente.

O memorando prevê a instalação, em Campinas, de um polo de saúde voltado à oncologia, em cooperação com o sistema sanitário da Úmbria, com destaque para o Hospital de Perúgia. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo, tanto na capital de São Paulo como no interior”, afirmou Longo.

O documento ainda prevê ações para ampliar o intercâmbio comercial e tecnológico, projetos de valorização do patrimônio cultural e a organização de fóruns, mostras, seminários e outros eventos envolvendo os dois estados.

A Úmbria fica na Itália Central e tem cerca de 890 mil habitantes. Sua capital e cidade mais conhecida é Perúgia. (ANSA)