Cerca de 11,3 mil pessoas foram evacuadas nesse último domingo (29) em Terni, no centro da Itália, para a remoção de uma bomba norte-americana da Segunda Guerra Mundial

O explosivo tem aproximadamente 230 quilos e foi encontrado na última terça-feira (24), ao lado de uma estação ferroviária. A evacuação atingiu a zona norte da cidade, que tem pouco mais de 110 mil habitantes, e cobriu um raio de 1,8 quilômetro.

Segundo as forças de segurança, a bomba já foi desarmada e removida para uma pedreira, onde será detonada. Por volta de 14h30 de ontem, a Prefeitura autorizou o retorno das pessoas às suas casas.

Também nesse domingo, o Exército removeu outro explosivo norte-americano da Segunda Guerra, em Santarcangelo di Romagna, na Emília-Romana. Neste caso, cerca de 6 mil pessoas foram evacuadas. A bomba, de pouco mais de 200 quilos, também será detonada em uma pedreira.

A descoberta de explosivos da Segunda Guerra é um evento relativamente comum na Itália. Apenas em 2018, já foram encontradas quatro bombas: uma em Bolonha e outra em Fano, ambas britânicas, além dos artefatos de Terni e Santarcangelo di Romagna.

(Agência ANSA)