Comunità Italiana

Quatro dos sete consulados italianos no Brasil mudarão de cônsules

 

Marcadas para a próxima semana, as mudanças no quadro de cônsules gerais em quatro dos sete Consulados Italianos no Brasil criam a expectativa de uma maior movimentação nas filas de espera à cidadania italiana

Os nomes escolhidos para liderar os consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Minas Gerais são, respectivamente, Filippo La Rosa, Paolo Miraglia del Giudice, Roberto Bortot e Dario Savarese.

Mudanças

Filippo La Rosa, novo cônsul geral de São Paulo

Primeiro a se despedir em função de seu novo cargo em Roma como chefe de gabinete do novo vice-ministro das Relações Exteriores, Senador Ricardo Merlo, o atual cônsul de Porto Alegre, Nicola Occhipinti, receberá, em homenagem no Palácio Piratini, a “Medalha Negrinho do Pastoreio” na próxima segunda-feira (02/07). Já Roberto Bortot, futuro cônsul da região, deixa suas funções relacionadas à Presidência do Conselho de Ministros, no Departamento de Políticas de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Instrumentais, em detrimento do novo encargo.

Paolo Miraglia, novo cônsul geral do Rio de Janeiro

Em São Paulo, Filippo La Rosa, apresentado ao município durante as comemorações oficiais do Consulado Italiano de SP referentes ao Dia da República e atual “ministro consigliere” da Embaixada da Itália no Brasil, é quem assumirá o cargo de Cônsul Geral no lugar de Michele Pala.

No Rio de Janeiro a substituição será feita entre o atual cônsul Riccardo Battisti e o futuro, Paolo Miraglia del Giudice. Giudice apresenta um extenso currículo já tendo sido cônsul em Recife nos anos 1990, trabalhado com a imprensa na Embaixada da Itália em Londres e sendo cônsul geral da Itália em Cantão, na China. Além disso, apresenta grau três dos cinco possíveis na carreira diplomática da Itália.

Aurora Russi com os funcionários do consulado da Itália em Belo Horizonte (Foto Instagram)

Em Minas Gerais, Dario Savarese assumirá o cargo no lugar ocupado por Aurora Russi. Muito querida pelos colegas de trabalho, Russi, que já organizou sua festa de despedida, foi mencionada na página do Consulado de BH do Instagram com os seguintes dizeres: “Indimenticabile. La più brava Console della historia di Belo Horizonte!” (Inesquecível. A mais brava Cônsul da história de Belo Horizonte!). Já o futuro cônsul Dario Savarese deixará sua função de encarregado comercial da Itália em Túnis, na Tunísia, em favor do posto de cônsul geral de Belo Horizonte.