Os Uffizi exibirão obras de artistas de eras diferentes

As Gallerie degli Uffizi, principal museu de Florença, receberão uma dupla exposição por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

As mostras foram anunciadas à ANSA pelo diretor da galeria, Eike Schmidt. Uma delas, que ficará em cartaz até 10 de junho, fará uma retrospectiva da pintora de Bolonha Elisabetta Sirani (1638-1665), com cerca de 40 telas e desenhos da artista.

Por sua vez, o Palácio Pitti, administrado pelo museu, receberá uma exposição inteiramente dedicada à escultora da Sardenha Maria Lai, morta em 2013. Ela se tornou famosa por suas obras com diferentes técnicas têxteis e teve trabalhos expostos na Bienal de Arte de Veneza de 2017.

A ideia de homenagear o papel das mulheres na história da arte é uma iniciativa recente das Gallerie degli Uffizi, iniciada um ano atrás. Em 2017, na mesma época, a galeria exibiu obras da freira e pintora Plautilla Nelli (1524-1588).

“Este ano vamos dobrar a homenagem, com duas grandes artistas de eras diferentes, para comemorar a contribuição que as mulheres deram”, disse Schmidt. O objetivo é estender essas mostras de arte ao longo do tempo, para garantir um tributo maior às mulheres que tanto fizeram pela história da arte. (ANSA)