Caso de tentativa de manipulação de resultados pode resultar em rebaixamento do clube

O Parma pode voltar para a Série B do Campeonato Italiano antes mesmo de estrear na Séria A. A equipe do recém-contratado zagueiro português Bruno Alves pode vir a perder dois pontos no campeonato de 2017/18. O que resultaria na saída do clube da zona de classificação que levou o Parma de volta à elite.

O caso, que chegou aos tribunais, envolve o jogador Emanuele Calaiò, que enviou mensagens a dois jogadores do Spezia pedindo para que eles não se esforçassem muito no duelo contra o Parma, pela última rodada da liga.

O advogado de acusação pediu uma pena de quatro anos para Calaiò e uma penalização desportiva para o Parma, que pode ser a perda de dois pontos do clube na Série B em 2017/18. Ou, em alternativa, uma penalização de seis pontos no arranque da época 2018/19. Esta opção permitiria ao Parma manter-se na Primeira Divisão, embora começasse a competição com seis pontos negativos.

Emanuele Calaiò, o jogador visado pela acusação, garante que nunca fez nada de errado. “Sempre fui um exemplo para os mais novos. Estou aqui por causa de três estúpidas e inofensivas mensagens na brincadeira que nunca tiveram um segundo objetivo.”