Foi a primeira vitória da Azzurra em jogos oficiais em 2018, que evitou a classificação antecipada de Portugal pelo Grupo 3. Biraghi marcou nos acréscimos

Pelo Grupo 3 da Liga das Nações, a Itália derrotou a Polônia com um gol aos 46 minutos do segundo tempo. O lateral Cristiano Biraghi marcou e garantiu a vitória da Azzurra, em Katowice. O 1 a 0 para a Itália evitou a classificação antecipada de Portugal, o empate teria dado a vaga aos lusos. Além disso, o triunfo da seleção italiana rebaixou os poloneses na competição.

A Itália chegou aos quatro pontos, e agora terá um confronto direto com Portugal, líder com seis, na próxima rodada, dia 17 de novembro, em Milão. Além de vencer, a seleção italiana terá também de torcer para a já rebaixada Polônia derrotar os portugueses três dias depois, na última rodada.

Mais do que manter a Itália na briga pela classificação, o gol de Biraghi também encerrou o jejum da Squadra Azzurra, que ainda não tinha vencido um jogo oficial sequer em 2018 – nas oito partidas anteriores, a seleção italiana, que não foi à Copa da Rússia, tinha vencido apenas a Arábia Saudita em amistoso antes do Mundial.

A derrota em casa neste domingo determinou o rebaixamento da Polônia para o segundo nível da Liga das Nações, a chamada Liga B. Com apenas um ponto e só mais um jogo a fazer, os poloneses podem, no máximo, empatar com a Itália, mas ficariam em terceiro lugar no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

Em um jogo intenso, com as duas seleções buscando a vitória, os destaques foram os goleiros Szczesny e Donnarumma. A Itália acertou duas vezes a trave polonesa na etapa inicial, com o ítalo-brasileiro Jorginho, logo no primeiro minuto, Insigne, aos 29.

Na melhor chance da Polônia no jogo, aos 27, Grosicki recebeu ótimo passe de Lewandowski em contra-ataque mas parou em Donnarumma. Milik pegou o rebote mas mandou por cima do travessão. Quando o destino do grupo já parecia encaminhado para a classificação portuguesa, a Itália chegou ao gol da vitória: após escanteio da direita, Kevin Lasagna desviou de cabeça na primeira trave, e Biraghi completou sozinho na pequena área.