Após apresentar nesta quarta-feira (13) o juramente de posse ao lado de mais de 40 nomes que passaram a integrar os altos escalões do novo governo italiano, Ricardo Merlo anunciou o atual cônsul da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, como o novo chefe de secretaria de seu gabinete em Roma

Com o novo “sottosegretario agli Esteri”, Occhipinti já estará em Roma exercendo seu cargo a partir da próxima terça-feira. O novo chefe de gabinete, que tem se destacado em sua função de cônsul no Rio Grande do Sul devido as suas posições em relação ao reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue, procura valorizar o “grande recurso” que representam os ítalo-descendentes para a Itália.

Para o novo chefe de secretária as expectativas são de que ele venha a ser encarregado das políticas voltadas aos Italianos no Exterior e para a América do Sul. Em suas palavras, o parlamentar ítalo-argentino disse “Acredito que este seja um sinal importante também para os ítalo-sul-americanos, principalmente os ítalo-brasileiros que o conhecem [Occhipinti]”.

Nicola Occhipinti

Nascido no Cairo (Egito) em 11 de março 1967, se criou em Hong Kong, na Suíça e em Roma; depois do ensino médio “Maturità Classica”, conseguido aos 19 de novembro de 1992, formou-se em Direito pela Universidade «La Sapienza» de Roma. Fala inglês, francês, espanhol e português.

Ingressou na carreira diplomática em dezembro de 1997.

Até março de 2000 ocupou-se de iniciativas de ajuda multilateral em favor dos países menos desenvolvidos na Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento no Ministério das Relações Exteriores.

De abril de 2000 foi vice-diretor na Secretaria da Direção Geral dos países da Europa.

De janeiro de 2001 foi responsável da seção comercial e consular junto a Embaixada da Itália em Singapura.

Em 25 de novembro de 2004 assumiu o cargo de Cônsul no Consulado Geral da Itália em Buenos Aires.

Em 2007 lhe foi conferida a Menção Honrosa de Cavalheiro da Ordem ao Mérito da República.

Retornou para a “Farnesina”(Ministério das Relações Exteriores em Roma), e de julho de 2008 coordenou a oferta de bolsas de estudos em favor dos estudantes e pesquisadores seja italianos que estrangeiros, a internacionalização das Universidades e os acordos sobre o reconhecimento dos títulos de estudos na Direção Geral para a Promoção Cultural.

Foi premiado no Forum da Administração Pública em 2009 e com “Menção” no Forum da Administração Pública de 2010 no âmbito do Concurso “Premiar os Resultados”, instituído pelo Ministério para a Função Pública por ter realizado Planos de dematerialização (best practices) que tem inovado e melhorado os processos de trabalho.

Diretor da Secretaria da recém-criada Direção Geral para a Promoção do “Sistema Paese” desde dezembro de 2010.

De dezembro de 2011 é Conselheiro e Vice Chefe da Missão junto a Embaixada da Itália na Finlândia.

De julho 2014 é Cônsul Geral em Porto Alegre.