Filiados ao partido têm hoje para votar em termos de acordo

(ANSA)

O partido Movimento 5 Estrelas (M5S) promove hoje (18) uma votação on-line entre seus filiados sobre o contrato negociado com a legenda opositora Liga Norte, que deve permitir a formação de um novo governo na Itália. Os filiados ao M5S têm entre às 10h e 22h desta sexta-feira para dar seu parecer sobre o contrato, que foi negociado pelo líder do partido, Luigi di Maio, e pelo líder da Liga Norte, Matteo Salvini. Ambas as legendas foram as mais votadas nas eleições legislativas de março, mas não conseguiram, por si só, conquistar a maioria no Parlamento, o que as obrigou a fecharem uma aliança para governar.

O documento, que contém cerca de 50 páginas e tem sido chamado de “Contrato para o Governo de Mudança”, versa sobre as linhas que a nova gestão deve seguir em temas cruciais, como economia, segurança, imigração, União Europeia, educação, meio ambiente, saúde e mercado.

“Estou verdadeiramente feliz. Foram 70 dias muito intensos, aconteceram várias coisas, mas, ao fim, conseguimos realizar tudo que anunciamos na campanha eleitoral. Estou satisfeito de tudo que fizemos e agradeço a todos que ficaram ao meu lado nos últimos meses”, disse Di Maio, prometendo, porém, que só assinará o contrato se os filiados também o aprovarem.

Apesar do acordo estar prestes a ser assinado, falta os dois partidos chegarem a um consenso sobre o nome que indicarão para primeiro-ministro. O anúncio deve acontecer nos próximos dias.

A previsão do M5S é apresentar o novo governo ao presidente da Itália, Sérgio Mattarella, a partir de segunda-feira.